quinta-feira, 17 de maio de 2018

UM PASSO IMPORTANTE >> Cientistas anunciam avanço em direção ao plástico ‘infinitamente reciclável’

A produção global de plástico deverá ultrapassar 500 milhões de toneladas métricas até 2050. (Foto: AFP/Arquivos)

Cientistas americanos disseram que fizeram avanços em direção a um tipo de plástico que pode ser reciclado “infinitamente” e que este parece ser durável o suficiente para competir com os plásticos comuns. 
Diferentemente dos plásticos feitos a partir de derivados de petróleo, o novo tipo pode ser transformado de volta ao seu estado original de pequenas moléculas e transformado em novos plásticos repetidas vezes, disse o relatório na revista Science. “Os polímeros podem ser quimicamente reciclados e reutilizados, em princípio, infinitamente”, disse o autor principal, Eugene Chen, professor do Departamento de Química da Colorado State University.
Chen advertiu que a pesquisa foi feita apenas em laboratório e que é necessário mais trabalho para desenvolvê-la. No entanto, a equipe ampliou um avanço que anunciou em 2015, que resultou em um plástico totalmente reciclável que era mais macio do que o ideal. Fazer a versão antiga exigia condições extremamente frias e o produto final tinha baixa resistência ao calor. O novo produto corrige todos esses problemas, disseram os pesquisadores. Um comentário que acompanhou o artigo na Science disse que o trabalho é “um passo importante” na abordagem do problema do plástico no planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário