segunda-feira, 4 de novembro de 2019

CONTRA A DISCRIMINAÇÃO >> RN pela igualdade racial é o tema do mês da Consciência Negra


image.png

A programação do Governo do Estado para o mês em alusão à Consciência Negra começa nesta sexta-feira, 1, e segue até o dia 28 de novembro. “RN pela Igualdade Racial” foi o tema escolhido para celebrar o período, cujo Dia Nacional da Consciência Negra data de 20 de novembro. A Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos – SEMJIDH, por intermédio da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR), vai realizar ações na capital potiguar e nos municípios de Parnamirim, Ielmo Marinho e Mossoró.
Nesta sexta-feira, 1 , às 10 horas da manhã, alguns gestores do RN vão estar reunidos para tratar da instalação do Fórum Estadual dos Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial; à noite, a abertura oficial vai acontecer às 18h30, no Ilê Olorum de Parnamirim.
No dia 20 de novembro, quarta-feira, no horário das 8 às 20 horas, serão realizadas a Feira Étnico-racial e a Exposição Memórias Negras, no Largo do Museu Café Filho, na Cidade Alta, em Natal. A Feira contará com 35 artesãos entre povos negros, quilombolas, povos de terreiro, indígenas e ciganos. No pátio interno do Museu a COEPPIR organizou a Exposição Memórias Negras.
Ilemo Marinho, na Comunidade Nova Descoberta, sediará o Torneio Estadual das Comunidades Quilombolas que contará com equipes de futsal masculina e feminina. A última edição do Torneio aconteceu em 2008 e contou com a participação de times de 06 comunidades quilombolas. Em 2019, o evento fará a entrega do Troféu Genildo de Oliveira (representante do movimento negro) e da Medalha Xavier de Assis (representante da Comunidade Nova Descoberta).
O dia 28 de novembro, quinta-feira, será destinado a juventude negra da região do Alto Oeste, com a segunda edição do projeto Praças da Juventude, em Mossoró. A Praça João Costa e seu entorno, no bairro Santo Antônio, irá receber atividades recreativas, educativas e culturais com foco para a temática étnico-racial, além da prestação de serviços ao cidadão.

Sem comentários:

Enviar um comentário