quinta-feira, 7 de novembro de 2019

SUSTENTABILIDADE >> Lixo zero: marcas de beleza pensam em soluções para diminuir impacto ambiental

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Ao todo, cada brasileiro gera mais de um quilo de lixo por dia. Somando toda a população do país, são cerca de 214 toneladas diárias. Nessa conta, muitos dos itens citados acima fazem um grande volume. 
Até agora. Isso porque, segundo um estudo recente da consultoria de tendências WGSN, o mindset dos consumidores do mercado de beleza está mudando a forma como as marcas encaram o desafio de embalar e produzir seus produtos. A geração alpha, por exemplo, que são os filhos dos millenials, não consumirão produtos que agridem o meio ambiente, segundo a previsão.
Soluções ecológicas
“As pessoas começaram a procurar soluções ecológicas para minimizar sua pegada de carbono. Sendo assim, novas alternativas de embalagens ecológicas estão surgindo”, explica Bruna Ortega, Beauty and Fashion Expert do bureau de tendências. “O desperdício zero vai além da embalagem externa: produtos recicláveis e reutilizáveis, embalagem zero e cosméticos compostáveis continuarão sendo importantes, mas as empresas também devem pensar em todo o processo de produção, desde a fabricação até a entrega dos produtos”, completa.
Nessa onda, o movimento do zero waste (ou desperdício zero), criado há quase 20 anos, retomou fôlego por causa do aumento do impacto do plástico no meio ambiente. Parte dele, a influenciadora Cristal Muniz, criadora do site e do Instagram Um Ano Sem Lixo, se propôs a parar de produzir lixo em 2015. “Pareceu uma saída óbvia e simples. Lembro de mesmo pequena me preocupar, mas foi só quando fui morar sozinha que isso virou uma questão, porque eu não fazia nada ‘demais’ e gerava uma porção absurda de descartes por semana”, diz.
Novos hábitos
Hábitos como levar seu próprio kit lixo zero na bolsa, transformar o orgânico em adubo e utilizar alternativas para produtos do dia a dia são algumas das dicas de Cristal para quem quer começar nessa jornada. No entanto, não é preciso muito para aderir ao movimento. “A maioria das mudanças não são muito difíceis quando colocadas em prática. O que se transforma, de verdade, é a postura com que a gente encara o desafio e como vai fazer isso. Sempre sugiro que as pessoas façam uma alteração de cada vez, para ser mais tranquilo. O importante é começar.”
Ainda segundo o WGSN, as marcas de beleza passaram recentemente a fazer um esforço para melhorar a quantidade de descartes. Embalagens compostáveis, de vidro ou papel e produtos com refil são algumas dessas iniciativas. “O setor de beleza gerou mais de 142 bilhões de unidades de embalagem no ano passado no mundo, com a maioria terminando em aterros sanitários. As soluções ecologicamente corretas serão fundamentais, com alternativas como os bio-glitters e lenços umedecidos biodegradáveis, que viraram mainstream, e papelão reciclado e compostável utilizado como alternativa ao plástico”, explica Bruna Ortega.
Marcas de beleza
Dior, por exemplo, oferece uma abordagem ecorresponsável na linha LIFE – pensada especialmente para a geração millennial – com impressões em tintas predominantemente naturais e embalagens produzidas com manejo florestal sustentável. A L’Oréal está lançando uma nova marca, a Seeds, que terá todas as embalagens feitas de sementes. A Neutrox está usando o Plástico Verde I’m Green, da Braskem, que é produzidoque usa cana-de-açúcar como matéria-prima, e a Biossance se certifica de que não tenha alvejantes, corantes químicos ou colas em seus pacotes, para que seja possível reciclá-los.
Aqui no Brasil, marcas como a Simple Organic também acompanham o movimento mundial. “Nossas embalagens são saquinhos de tecidos reutilizáveis, que podem se tornar um nécessaire, por exemplo”, conta Patrícia Lima, fundadora da marca. O movimento de tornar o mundo da beleza mais sustentável já é uma realidade, mas até chegarmos em um ambiente de lixo zero é preciso repensar diariamente os descartes e o que consumimos. Vale a reflexão.
Beleza sem sujeira
A seguir, confira 5 dicas para diminuir a geração de lixo a partir dos seu sprodutos de beleza:
1. LIMPE BEM: Quando um produto acabar, lave a embalagem antes de colocar para reciclagem. “Sabão e água quente já remove praticamente todo o resíduo”, ensina Cristal Muniz. Outra alternativa é usar os potinhos para guardar coisinhas, como pincéis ou grampos de cabelo. A seguir, confira 5 dicas para diminuir a geração de lixo a partir dos seu sprodutos de beleza:
2. EVITE PLÁSTICO: “A maioria das embalagens de cosméticos não são recicladas. Isso acontece por vários motivos: mistura de materiais, descarte incorreto e até uma impossibilidade do sistema de reciclagem atual no Brasil de dar conta de pedacinhos tão pequenos de materiais”, explica Cristal. Enquanto não surge uma solução efetiva, evite sempre que puder.
3. REFIL JÁ: Priorize produtos que têm refil. A linha Sou, da Natura, é uma boa alternativa. Outra inciativa é a Back to M.A.C, da M.A.C, que presenteia com um batom quem levar seis embalagens vazias de qualquer produto. 
4. BUSQUE CONHECIMENTO: Vá atrás das histórias das marcas que você consome para entender o que estão fazendo para o meio ambiente. As empresas Environment World Groud e Cruelty Free International dão selos para as comprometidas com a causa ambiental.
5. TROCA-TROCA: Dá para diminuir o descarte de algodão: compre ou produza seus próprios disquinhos de crochê reutilizáveis. Na bolsa, Cristal Muniz sugere que você leve sempre seu kit lixo zero com talheres, hashi, canudo e guardanapo de pano.

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