segunda-feira, 4 de junho de 2012

CULTURA: Fernando Luíz lança livro "Vida de Artista"

 

Fernando Luíz é cantor, compositor, produtor artistico e escritor potiguar 

Fonte: Jornal Metropolitano

"Ser artista num palco não é fácil; ser artista no palco da vida, lutando pela sobrevivência, é muito mais difícil". Com esta frase, o cantor e compositor potiguar e produtor artístico convidou a imprensa, artistas locais e a comunidade em geral para o lançamento do seu livro "Vida de Artista", que aconteceu na quinta-feira, dia 24 de maio, na Livraria Nobel, em Natal. Fernando Luiz Tavares tem longa carreira na música popular. Sua trajetória musical foi contada neste livro "Vida de Artista", que o próprio cantor escreveu.  

Quem conhece a trajetória de Fernando Luiz sabe o valor do livro "Vida de Artista".. Além de bom comunicador, Fernando Luiz tem causos fantásticos para contar. Histórias de luta, de superação, fatos engraçadíssimos, bastidores do sucesso, do programa do Chacrinha, de Roberto Carlos, e por aí vai. Alguns deles foram publicados na Revista Palumbo. 

O ARTISTA

O cantor e compositor Fernando Luiz Tavares, fundador e presidente da ANDAR nasceu em Natal, no dia 21 de janeiro de 1952. Sua mãe, Maria de Lourdes Tavares, parteira, teve que contar com a ajuda de familiares para criar o filho único, pois ela e o marido se separaram 19 dias após o nascimento do filho. Fernando não chegou a conhecer seu pai.

Aos 10 anos de idade, Fernando foi morar com sua tia Maria Anastácia Tavares, casada com o motorista Joaquim Severiano de Melo, na cidade de Nova Cruz, onde fez sua primeira apresentação em público, em Agosto de 1964, quando tinha 12 anos de idade, no Comercial Atlético Clube. 

Sua primeira experiência como profissional foi como crooner do conjunto Apaches, em Natal, ano de 1969. Na capital, para onde havia se mudado com o objetivo de continuar seus estudos, Fernando estreou como disc-jóquei na rádio Nordeste AM no ano de 1972, onde permaneceu até o final de 1973, quando resolveu tentar a sorte no Rio de Janeiro. Na Cidade Maravilhosa,em fevereiro de 1974 conquistou o primeiro lugar na Buzina do Chacrinha, na extinta TV Tupi, ganhando o título de "Calouro Exportação" do programa do Velho Guerreiro. 

No ano seguinte, gravou seu primeiro disco, um compacto simples pela gravadora Tapecar. O disco não obteve o resultado esperado: vendeu apenas 50 cópias e Fernando, depois de sobreviver durante mais de um ano como cantor na noite carioca, decidiu (já casado e pai do seu primeiro filho, Stefenson), abandonar a carreira artística ao conseguir, através de um amigo, um emprego como vendedor de livros na Abril Cultural, onde permaneceu por mais de cinco anos chegando a ocupar o cargo de gerente adjunto na área de vendas da empresa.

No ano de 1979 Fernando ganhou o primeiro lugar no concurso promovido por Chacrinha na TV Bandeirantes que escolheu o melhor intérprete de Roberto Carlos. 

Fernando só ficaria conhecido no ano de 1984, ao gravar seu primeiro LP pela Gravason, de Belém do Pará. O disco alcançou grande sucesso de vendas e a música Garotinha foi um dos maiores sucessos do norte e nordeste, o que tornou Fernando Luiz um dos artistas mais populares da região.

Sem comentários:

Enviar um comentário