quinta-feira, 7 de junho de 2012

CNBB debate o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso

Fonte: CNBB

Nos dias 4, 5 e 6 de junho, estiveram reunidas, em Florianópolis (SC), as Comissões Regionais para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso dos Regionais da CNBB Sul 2, 3 e 4, que são respectivamente Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

ecumenismoflorianopolis20122

Participaram do encontro 27 representantes, entre assessores regionais, membros das Comissões e de Organizações Ecumênicas existentes na região Sul do Brasil e o assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Elias Wolff.

Segundo os organizadores, o encontro teve o objetivo de possibilitar o conhecimento mútuo, o intercâmbio de experiências, avaliação da caminhada ecumênica e a análise da proposta de projetos comuns para as Comissões dessa região.

Segundo o assessor nacional, padre Elias Wolff, a partilha das experiências de diálogo ecumênico e inter-religioso na região contou com três aspectos: a criação e fortalecimento de estruturas para o ecumenismo e o diálogo inter-religioso; as atividades propostas e os desafios futuros.
“Os Regionais da CNBB estão se organizando de forma muito positiva. Por exemplo, nos Regionais Sul 3 e 4 existem a Comissão Regional e as Comissões Diocesanas para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso. Já no Regional Sul 2 tem um bispo referencial e um assessor. Isso mostra que estão organizando a formação da Comissão Regional”, disse o padre Elias.

Falando das atividades e dos desafios, o padre Elias Wolff explicou que as iniciativas ecumênicas acontecem em dois âmbitos, “na formação para o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, e na realização de celebrações ecumênicas”, completou.

Para o assessor da CNNB, há um novo contexto ecumênico se formando. “De um lado, as Igrejas mantém o compromisso ecumênico. Do outro, as iniciativas ainda são tímidas. Há um estar no caminho sem caminhar decididamente. As Igrejas não tem coragem de abandonar o compromisso ecumênico, mas também falta coragem para assumir compromissos que penetrem em suas estruturas, instituições, doutrinas, espiritualidade”, ressaltou padre Elias.

Durante o encontro, foram assumidas algumas propostas em conjunto, como por exemplo, participar do 7º Sulão e do 2º Mutirão de Ecumenismo, em Curitiba (PR), que acontecerá em outubro de 2013; assumir a divulgação e a presença no 2º EBRUC, também em Curitiba, de 12 a 14 de outubro de 2012; celebrar os 50 anos do Concílio Vaticano II, na questão da Dimensão do Ecumenismo e do Diálogo Inter-religioso, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário