terça-feira, 22 de outubro de 2013

#OkupaCâmaraNatal responde às acusações de Adão Eridan

1383365_525340534224029_1894075722_n
Foto: Vanusa Maria
Fonte: Site Carta Potiguar

Dia 19/out o verador Adão Eridan afirmou em nota em um jornal de considerável circulação impressa e virtual em Natal/RN que o grupo que atualmente ocupa a frente da Câmara Municipal de Natal são “verdadeiros marginais, baderneiros, desordeiros” e faz uso de argumentos sem percepção crítica ou com fins de manipulação de opinião pública para justificar uma repressão armada policial no local: “mas os marginais que vão fazer bagunça têm ser reprimidos com o rigor da lei. Os que vão armados devem ser algemados e entregues à Polícia”. Hoje, o #OkupaCâmara respondeu o vereador com o texto abaixo:

NOTA DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO A ADÃO ERIDAN, MEDIANTE AS OFENSAS PROFERIDAS AOS OCUPANTES DA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL

“A ocupação popular estabelecida em frente à câmara torna pública esta nota para observar os argumentos falsos e truculentos de Adão Eridan, referente ao ato político que vem sendo praticado neste espaço.  Não há lógica em responsabilizar os vereadores de esquerda por supostas depredações já que esta ocupação vem sendo realizada, independente de mandatos e partidos, de forma autônoma, além de que as falas do vereador são mentirosas, pois até então nada foi quebrado nesta casa de forma arbitrária e injustificável.
Intervenção Projeto Poéticas “Corpos Violados”
O que na verdade tem acontecido é uma gigante intervenção cultural política para comunidade, sejam os burgos dos apartamentos ou os indivíduos invisíveis que são marginalizados pela sociedade. Através das trocas de idéias e vivências com a sociedade, apoio mútuo e interações lúdicas, como rodas de conversa, jogos de bola e peteca, sopões e ações de limpeza urbana, além de intervenções artísticas espontâneas, sejam elas dramatizadas ou grafadas nas paredes em forma de pixes, stencils, grafites, causando uma ruptura com o moralismo artístico, poético, político e com o preconceito naturalizado por essa sociedade que agoniza com a desigualdade e violência causada pelos desmandos do Estado. O vereador novamente ao dizer que impedimos a Rua Jundiaí mente. Mente porque desde terça, a SEMOB botou os cones para impedir o fluxo, mente de novo ao dizer que impedimos os pedestres, pelo contrário, estes são sempre bem recebidos pelo acampamento por compartilharem de um mesmo problema: O transporte que deveria ser público.
Sim, somos marginais, mas não marginais como a visão reacionária e fascista do vereador Adão Eridan. Somos marginais por nessa sociedade segregacionista, moralista e higienizada, somos empurrados com muita opressão para as margens. Agradecemos o reconhecimento da nossa luta pelo o vereador até tal momento, pois quando ocupamos espaços políticas públicos, não estamos buscando “água ou cafezinho”, partimos para esta prática para sermos insuportáveis, provocar-mos incômodos e distúrbio são poder dito público e a ordem vigente. Os parasitas que sugam as vidas da população merecem várias doses de veneno diariamente. Não precisamos nem aprofundar na questão das necessidades fisiológicas, mas soa um tanto hipócrita para o vereador nos critica quanto a este fato, quando quem caga literalmente em público sem nenhum respeito à população é a Câmara e seus vereadores que são grandes aliados dos poderes econômicos desta cidade.
Ainda incontente de proliferar tantas mentiras, o vereador mostra que não está interado do que está acontecendo nesta ocupação. Nós, manifestantes não contamos com o apoio da Comissão de Direitos Humanos, e sim com a força de advogados populares e que por vontade própria e por compactuarem com a queda desse sistema de transporte público explorador, apóiam-nos.
O vereador afirma que estamos armados, por isto seria necessário o uso das forças armadas para nos retirar daqui da Câmara. Nós não vemos problemas nisto, desde que essa “força” possua armas iguais às nossas: Livros, pensamentos, argumentos, fatos, diálogo, autocrítica e vontade de fazer um mundo novo. Porém, sabemos que não será assim, pois nossas “armas” ofendem o capital e a menor parte da população que se beneficia em detrimento da exploração de muitas outras vidas, por isto a elite sempre defenderá seu lucro combatendo os corpos e as mentes que se voltam contra eles, através dos cães de guarda do Estado.
Quanto a criação de uma comissão para averiguar excessos por parte da ocupação, questionamos a comissão criada para investigar “possíveis” excessos por parte dos guardas legislativos na desocupação de 18 de julho deste ano, que nada apura a respeito, mesmo diante de tantas evidências, vídeos e fotos dos espancamentos.Tais fatos só comprovam que esta Câmara nunca se importou com questões humanitárias e sociais, apenas mais um órgão público que atende somente as exigências dos ricos empresários e políticos dominadores do poder. Por fim, gostaríamos de ressaltar que a situação nesta Casa continuará insustentável, seja com nós ocupados aqui ou nas ruas junto ao conjunto da população que luta, reivindica e não se omite diante de tanta canalhice dos nossos desrepresentantes.
 AMANHÃ SERÁ MAIOR! CONTRA A IDÉIA DA FORÇA, A FORÇA DAS IDÉIAS! POR UMA VIDA SEM CATRACAS!”

O vereador Marcos Antônio do Psol também se posicionou, veja aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário