quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CIENTEC: Deputada Fátima Bezerra debaterá Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas na FLIQ


A deputada federal Fátima Bezerra (PT), presidente da Frente Parlamentar Mista do Livro e da Leitura do Congresso Nacional, vai participar das atividades do Seminário  Estadual do Livro, Leitura, Literatura e  das Bibliotecas/RN. Com o tema “Diálogos e Ações para um RM  Mais Leitor”, o seminário será realizado nesta quinta-feira (24), a partir das 9h, no auditório Multimídia do pavilhão 04, dentro da programação da Feira do Livro e Quadrinhos – FLIQ que faz parte da CIENTEC/UFRN.
 
A primeira mesa temática do seminário, que terá a deputada Fátima como mediadora, será sobre o tema: A contribuição dos ministérios da Cultura e da Educação para a implementação do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). Evento terá como palestrantes: Ana Dourado (Coordenadora da área de leitura da Diretoria do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas do MinC) e Mônica Gardelli Franco (Diretora de Formulação de Conteúdos Educacionais da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação).
 
Em seguida, Fátima participará como debatedora da mesa temática: Diálogos entre representantes de frentes parlamentares do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas e representantes das cadeias criativa, produtiva, distributiva e mediadora. Presenças confirmadas: deputado estadual Fernando Mineiro, vereadora Eleika Bezerra, o produtor cultural Chico Alves, o autor Aluísio Azevedo, e a coordenadora de projetos na área de formação de mediadores de leitura, Cláudia Santa Rosa. Mesa terá mediação do coordenador do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A, Volnei Canônica.
 
Integram o Fleb/RN: Circuito Potiguar de Feiras do Livro; as frentes parlamentares mistas do Livro e da Leitura no Congresso Nacional; no Rio Grande do Norte e Natal; Instituto de Desenvolvimento da Educação – ID; Livraria Nobel – Salgado Filho; Secretaria de Educação de Natal – SME; União Brasileira dos Escritores – UBE/RN e União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime/RN.
 
Confira abaixo as demais atividades da programação

12h30 – Almoço (livre)
14h30 – Leitura Pública do Regimento – FLEB-RN
 Jeane Dantas – Representante da UNDIME/RN, entidade membro do FLEB/RN
- Apresentação dos membros do Fórum (órgãos e entidades) e assinatura de Termo de Comprometimento com o FLEB/RN.
Mediação: Miriam Dantas de Araújo – Representante da Secretaria de Educação de Natal, órgão membro do FLEB.
15h30 – Leitura pública dos órgãos, entidades e movimentos sociais inscritos para participarem do grupo de trabalho que irá elaborar o Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas de Natal – PMLLLB/Natal.
Por Dácio Galvão – Presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes
16h30 - Conversa de Escritores e Mesa de Autógrafos
Tema: prosas poéticas & conversas de escritores
1-José de Castro – (Técnicas e processos criativos da literatura) – Um livro precisa abduzir leitores. Prender a atenção das pessoas e mantê-las ligadas no seu texto, na sua história, é uma missão possível?
2-Aluísio Azevedo – (O livro e as novas tecnologias) O que esperar das novas tecnologias de veiculação literária? Em que medida isso pode ajudar ou prejudicar o acesso à leitura e a formação de leitores? 
3-João Andrade – (Poesia, arte da palavra que se reinventa, inova, e cria) Como a poesia consegue reinventar os códigos lingüísticos, para provocar a inteligência e a sensibilidade das pessoas? 
4-Ruben Nunes – (Filosofia e Antropologia) Como as ciências amparam as buscas de um ser em si, fora de si? A vida, a morte, todas as passagens físicas e metafísicas justificam a mais-valia das (supostas) verdades que por elas fluem?
5–Cleudivan Jânio – (Autores independentes e selos para novos escritores) Qual é o “passo a passo” para se empreender a publicação de um livro?
6-Marcos Medeiros – (Poesia que extrapola seus limites) Como ferramenta de ensino ou ornamento da prosa, a poesia deve transpassar fronteiras de aplicação e gênero? Onde encontraremos a verdadeira poesia?
7-Marcos Guerra – (Interconectividade criativa) Que influências a literatura pode provocar nas artes plásticas? A recíproca é verdadeira?
8-Thiago Gonzaga – (Hábito salutar da leitura) Como convencer as pessoas sobre a importância da leitura em suas vidas? Qual é o papel simbólico do livro, como porta de passagem para novos caminhos, objetivos, desafios?
Mediação:Haroldo Gomes
Sorteios de Livro
18h - Atividade Criativa
Tema: Canto, conto, poesia e mesa de autógrafos
Autores:Aluísio Azevedo, Adebal, Pantim Poético, Zé Martins
Mediação: Rodrigo Bico

Fonte: Portal da Deputada Fátima Bezerra - PT

Sem comentários:

Enviar um comentário