domingo, 20 de outubro de 2013

“Nós na tela” >> Projeto itinerante visita cidades do interior e registra suas histórias através da sétima arte

 Apresentar o universo da sétima arte a cidades do interior do Rio Grande do Norte, através de cursos, oficinas e produção de filmes. Esse é um dos principais objetivos do projeto “Nós na tela”, idealizado e desenvolvido pelo cineasta Geraldo Cavalcanti, em parceria com a Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA).
 
Iniciada em 2008, a iniciativa já produziu 12 filmes, sendo que dois deles com estreia agendada para os próximos dias 25 e 26, nas cidades de Tenente Laurentino Cruz (“O Mirante”) e Lajes (“Odisseia de Ícaro”), respectivamente.
 
“A ideia surgiu a partir do momento que identificamos a demanda de grupos que trabalhavam com audiovisual nas cidades do interior, mas sem nenhum tipo de formação, preparo profissional. Reuni então uma equipe de cinco pessoas, e passamos a desenvolver ações voltadas para esses grupos”, relata Geraldo Cavalcanti.
 
A primeira cidade visitada pelo “Nós na tela” foi Caicó, onde foi gravado o curta “Belíssima”. Em seguida, municípios como São José de Campestre, Goianinha, Jardim do Seridó e São José do Mipibu, entre outros, também foram contemplados com o projeto. “Trabalhamos com as pessoas das próprias comunidades. Descobrimos histórias, localizamos os grupos, e produzimos os curtas-metragens”, destaca Geraldo Cavalcanti
 
A equipe passa um mês em cada cidade visitada, promovendo oficinas de interpretação. A cada oficina, os alunos, de faixas etárias e graus de instrução variados, surgem os trabalhos baseados em argumentos que recontam histórias e “causos” dos lugares percorridos. “O que temos percebido é que a passagem do coletivo ‘Nós na tela’ pelas cidades melhora a autoestima da população, que passa a se conhecer melhor, através de suas próprias histórias”, afirma o cineasta idealizador do projeto.
 

Segundo Geraldo Cavalcanti, além de possibilitar o acesso à produção audiovisual de qualidade, o “Nós na tela” também tem servido para lançar talentos que antes não teriam condições de demonstrar seu potencial. “São talentos natos. Em Lajes, por exemplo, descobrimos um garoto, de oito anos, chamado Joalisson, que tem uma intuição incrível. São pessoas sem formação técnica, mas com muito talento”, diz.
 
O próximo filme do coletivo já está sendo produzido, na cidade de Janduís, com previsão de lançamento para novembro, quando ocorre a II Mostra de Audiovisual Nós na Tela, percorrendo os municípios de Lajes, Tenente Laurentino Cruz, Florânia, Alexandria e Janduís. 

“Também estamos preparando o lançamento de uma TV Web, onde serão disponibilizadas todas as ações do projeto, como making of, e os próprios filmes”, complementa Geraldo Cavalcanti.
 
Além do apoio da Secultrn/FJA, o “Nós na tela” conta com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Fonte: Jornal de Fato

Sem comentários:

Enviar um comentário