O
Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) - Conjunto de Órgãos
Públicos e Entidades Civis que atua de forma integrada em defesa do
consumidor - por meio dos dados coletados por seu sistema de informação,
o Sindec, revelou que as companhias de telecomunicações lideram o
ranking das reclamações registradas nos Procons do Brasil, em 2013.
De acordo com os dados, analisados de janeiro a setembro deste ano,
foram feitas 386.090 queixas às operadoras de telefonia no país, das
quais 1.467 foram realizadas no Rio Grande do Norte. O percentual de
resolutividade nacional ficou em 76,55%, indicando que aproximadamente
24% das denúncias não foram solucionadas.
Confira abaixo as quatro empresas de telefonia mais reclamadas:
Oi (telefonia móvel e fixa) - apresentou 153.162 queixas (quase metade do número total das reclamações da categoria);
Claro - 63.916
Vivo - 34.204
Tim - 31.635
O segundo setor com mais queixas registradas foi o dos Bancos, com
mais de 251 mil reclamações, das quais 58,93% foram resolvidas. Dentro
da categoria dos Bancos, os privados exibiram o maior número de
denúncias, 213.260. Já a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil,
juntos, atingiram a marca de 38.727 registros nos Procons do país.
Veja os quatro Bancos privados mais reclamados:
Itaú – 65.416
Bradesco – 55.819
Santander – 26.885
BMG – 23.445
Para o diretor do site Reclame RN, Araken Farias, os números
da telefonia foram os que mais cresceram em relação ao mesmo período de
2012, aumentando em mais de 30%. O mais preocupante é que a quantidade
de acordos vem diminuindo, chegando a patamares abaixo dos 25% de
resolutividade.
Repórter: Daiana Bakker//com informações do Ministério da Justiça/SINDEC – Sistema Nacional de Defesa do Consumidor
Sem comentários:
Enviar um comentário