segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Chuvas no sertão >> Previsões mudam e meteorologistas anunciam chuvas dentro da normalidade

Prognóstico foi apresentado ontem, durante encontro realizado em NatalPrognóstico foi apresentado ontem, durante encontro realizado em NatalDiferentemente das previsões oficiais anunciadas em janeiro, durante workshop realizado em Fortaleza, apontando 40% de probabilidade de as chuvas ficarem abaixo da média no Nordeste, um encontro ocorrido dia 21, em Natal, com meteorologistas da região, apresentou um prognóstico mais otimista, com 45% de chances de chuvas dentro da normalidade para os próximos três meses.

Segundo o meteorologista Gilmar Bistrot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), mudanças nas condições atmosféricas dos oceanos proporcionaram a previsão mais animadora. "As condições dos oceanos estão mais favoráveis para o registro de chuvas na região Nordeste. Agora a expectativa é de 45% de probabilidade de precipitações na média, 30% abaixo da média e 25% acima do normal", detalha o especialista.

Anteriormente, a possibilidade de chuvas dentro da normalidade era de 35%. A única previsão que permanece inalterada é a de precipitações pluviométricas acima da média, com prognóstico de 25%. "É importante salientar que as previsões mudam, as condições atmosféricas mudam, o que significa dizer que nos próximos meses o quadro chuvoso seja outro", alerta Gilmar Bistrot.

Chuvas na média para a região Oeste, que engloba Mossoró, equivalem a aproximadamente 600 milímetros durante os próximos meses. Em 2013, a cidade registrou pouco mais de 470 milímetros, o que caracteriza o ano como seco. Já em 2012, foram cerca de 200 milímetros de chuvas, ano extremamente seco, conforme classificação dos meteorologistas.

Entre janeiro e fevereiro, segundo dados da Estação Meteorológica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) choveu 40mm na região de Mossoró, enquanto a média para o período é de 160mm.

Agricultores atrasam início de plantio aguardando mudanças climáticas
A previsão de que as chuvas poderão ocorrer dentro da normalidade gera uma nova esperança para os agricultores mossoroenses, que ainda não iniciaram o plantio da safra por falta de umidade no solo.

Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Lavoura de Mossoró, Francisco Gomes, após um ano que o prejuízo foi total, a expectativa é de que em 2014 o cenário seja outro. "Estamos praticamente no limite para iniciarmos nosso plantio. As chuvas não estão acontecendo com regularidade, o que nos deixa angustiados", conta.

Segundo Francisco Gomes, existem hoje na zona rural da cidade mais de cinco mil agricultores, distribuídos em cerca de 40 assentamentos. "Há áreas em que só podemos plantar se o solo estiver bem molhado. Já em outras áreas, se chover acima de 100 milímetros, o cultivo é inviabilizado. Vamos aguardar e ver o que acontece", conclui.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Sem comentários:

Enviar um comentário