Esses
benefícios estão previstos no Regulamento Geral de Direitos do
Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), que entra em vigor
nesta terça-feira. Com o RGC, a Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel) busca diminuir o número de reclamações feitas por consumidores a
sua central de atendimento.
Além
de ter a atribuição de cancelar as contas, caso seja a vontade dos
clientes, as lojas associadas às operadoras terão também de fazer
registro de reclamações, bem como atender a clientes que buscam resolver
problemas em suas contas. O retorno sobre reclamações relativas a
cobranças terão de ser feitos em, no máximo, 30 dias. Se a empresa não
cumprir o prazo, terá de corrigir automaticamente o valor da fatura. Se
ela já tiver sido paga, a operadora terá de devolver o valor em dobro.
Outra
vantagem, do ponto de vista do consumidor, é que as empresas operadoras
terão a obrigação de retornar as ligações, caso estas caiam. As novas
regras fixam, ainda, validade mínima de 30 dias para os créditos das
contas pré-pagas. Caberá às empresas informar aos clientes pré-pagos a
data de expiração dos créditos e, aos pós-pagos, que os limites de
serviços de mensagem (SMS) e internet móvel estão próximos de atingir os
limites previstos no plano contratado.
No
caso dos pós-pagos, as novas regras preveem, ainda, faturas mais
detalhadas, de forma a dar mais clareza e transparência ao serviço. O
regulamento prevê que os pacotes de serviços conjuntos (combos) estejam
agrupados no mesmo contrato.
Ofertas
e planos de vendas terão de ser disponibilizados nos sites das
operadoras. Com isso, a Anatel tenta evitar que planos iguais sejam
comercializados com valores diferenciados, prejudicando alguns clientes –
prática relatada em queixas reportadas à Anatel. Além disso, os
contratos com fidelização terão validade máxima de 12 meses
Contatada
pela Agência Brasil, a Oi informou já estar implementando as mudanças
exigidas pelo novo regulamento, apesar de considerar alguns prazos
“incompatíveis com a complexidade das alterações necessárias”. A
Telefônica Vivo informa também confirma que está implantando e
trabalhando para cumprir as obrigações do novo RGC, com cerca de 200
pessoas “engajadas para adaptar os sistemas de atendimento ao cliente às
novas regras em um prazo extremamente curto”.
A
Claro, igualmente, informou que está implementando as disposições do
RGC, para “cumprir o grande volume de determinações previstas”. Já a TIM
disse que “trabalha para se adequar” ao regulamento nos prazos
apresentados. Para a TIM, “mudanças que reforcem os direitos dos
consumidores e contribuam para a melhoria da relação entre clientes e
empresas são sempre benéficas”.
A
GVT informou que está “trabalhando intensamente" para cumprir, até
amanhã (8) as regras previstas. Segundo a empresa, devido ao grande
número de mudanças exigidas e ao curto prazo concedido para sua
implementação, “estão sendo realizadas várias adequações em todos os
sistemas e rotinas de relacionamento com o cliente”.
A
Agência Brasil entrou em contato com a SKY e a NET, mas, até o
fechamento deste texto, não obteve posicionamento das operadoras sobre o
cumprimento dos novos prazos previstos no RGC.
Fonte: Agência Brasil
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