quinta-feira, 10 de julho de 2014

FAMÍLIA >> 8 dicas para aproveitar uma ida a um centro histórico

Foto: Toda cidade tem elementos que podem contar a sua históriaSaiba como juntar diversão e conhecimento em um passeio pra lá de educativo em sua própria cidade

Toda cidade tem elementos que podem contar a sua história

Morar no Rio de Janeiro, uma cidade conhecida por suas belezas naturais e por sua rica história é, claro, um privilégio. E poder viajar para tantos países diferentes também tem um custo - bem alto para a maioria das famílias brasileiras, por sinal. Mas que tal buscar inspiração no exemplo de Sut-Mie e aproveitar as férias e os fins de semana para explorar a história da sua cidade junto com o seu filho e, assim, mostrar a ele que estudar história pode ser muito divertido? E não pense que a sua cidade não tem centro histórico só porque não é tão antiga quanto o Rio de Janeiro, por exemplo. Toda cidade, por mais recente que seja no mapa do Brasil, começou em uma praça, uma igreja, uma casa e tem elementos que podem contar a sua história.

"As famílias precisam redefinir o que é lazer. Visitar um centro histórico pode ser um passeio muito interessante para reunir a família. Até mais do que interessante: importante", afirma Sandra Oliveira, professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ela explica que a história cria raízes, mostra para a criança quem ela é e onde ela está. "E, a partir disso, ela pode começar a estabelecer metas e objetivos - para si mesma e para a sua cidade. O conhecimento da história cria raízes e dá asas", completa Sandra.

E o mais legal é que um passeio com o seu filho para conhecer a história da sua cidade pode - e deve! - ser um momento muito divertido e prazeroso, uma oportunidade de aproximação. "Uma atividade como essa proporciona o diálogo familiar", diz Susana Zaslavsky, doutora em Educação e professora da Faculdade Porto-Alegrense (Fapa). Mas lembre-se: você não é o professor do seu filho e não tem a obrigação de ter respostas para todas as perguntas. O mais divertido é vocês tirarem as dúvidas juntos.

Leia a seguir oito dicas para organizar uma emocionante visita a um centro histórico (pode ser da sua cidade ou não) junto com o seu filho. E incentive-o a chamar amigos. Quanto mais crianças, mais divertido fica o passeio!

Fonte:  Educar

Sem comentários:

Enviar um comentário