sábado, 16 de agosto de 2014

Agronegócio >> Política de demissões da multinacional Del Monte pode resultar em TAC

Demissões de operários entram em pauta em reunião no dia de hojeDemissões de operários entram em pauta em reunião no dia de hojeIPANGUAÇU – Conforme palavras do presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ipanguaçu, João Batista Moura de Oliveira, “João das Peças”, a audiência desta quinta-feira, na representação da Procuradoria Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte (PRT/RN), em Mossoró, para discutir as demissões da empresa Del Monte, pode evoluir para a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
A discussão é consequência da decisão da multinacional de promover a demissão de funcionários por conta do fim da exportação de seus produtos agrícolas. Executivos da firma consideraram inviável manter a comercialização da produção para fora do país diante das regras de mercado atuais. A partir de agora o foco da empresa será o mercado interno. Isso levou a um redimensionamento de seu quadro de pessoal no Rio Grande do Norte e no Ceará.
Projeta-se que mais de mil colaboradores da Del Monte serão desligados nos dois estados. No Vale do Açu o enxugamento de recursos humanos vem ocorrendo desde o mês de maio deste ano, segundo “João das Peças”. O líder sindical rural declarou que o TAC teria por fim estabelecer princípios e critérios a serem seguidos pela firma para realizar o desligamento de operários assalariados e definir algumas prioridades entre os potenciais demissionários.

PONTOS
“Por exemplo, vamos sugerir que seja dada prioridade à permanência da mulher trabalhadora no emprego e, depois, privilegiar a manutenção dos trabalhadores com maior quantidade de pessoas na família, dentre outros pontos”, exemplificou. O TAC também deverá sugerir o número de demissões por semana a ser formalizada pela Del Monte a fim de evitar a saída em massa de mão de obra rural e, desta forma, provocando um impacto socioeconômico maior.

Sem comentários:

Enviar um comentário