terça-feira, 12 de agosto de 2014

Eleições 2014 >> As opções de apoio (presidente) começam a ficar claras no RN



Dois fatos me chamaram a atenção. A declaração do coordenador da campanha do presidenciável Aécio Neves, presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia, ao jornalista Josias de Souza, dizendo que “no nosso material, o PSDB nacional informa que Aécio apoia Henrique Alves e Felipe Maia”, e a afirmação do senador-licenciado, ministro da Previdência, Garibaldi Alves (PMDB), dizendo que deixará a pasta.

De acordo com o portal Noar.com,  Garibaldi disse em ato de campanha da candidata do PSB ao Senado em São Paulo do Potengi (RN) o seguinte:

- Eu sou ministro da presidente Dilma. Acredito que ela ganhará a eleição, mas, a partir de janeiro, estarei de volta ao Senado e quero encontrá-la ao meu lado, a guerreira Wilma de Faria”.

Como se observa, duas declarações que deixam o leitor-eleitor na dúvida sobre que candidato a família Alves apoiará à Presidência da República, pois que, apesar do PMDB fazer parte do governo, parece não ser a presidenta Dilma Ruosseff (PT), candidata a reeleição, mas sim o presidenciável Aécio Neves (PSDB). Isto, no entanto, precisa ser deixado bem claro, até porque a presidenta Dilma Ruosseff está ganhando disparada nas pesquisas de intenção de voto no Rio Grande do Norte. 

O único candidato a governador que diz votar em Dilma é Robinson Faria (PSD), que tem como companheira de chapa candidata ao Senado, Fátima Bezerra (PT). Isso está explícito, inclusive, nas peças publicitárias de campanha.

O PMDB do Rio Grande do Norte precisa descer do muro e levar ao conhecimento da população quem Henrique Alves, candidato a governador, apoiará realmente para presidente da República, porque nas entrelinhas das palavras de Agripino Maia e de Garibaldi Alves está claro que é Aécio Neves. Fala-se até que mesmo Garibaldi deixando a Previdência e acaso Aécio ganhe a eleição o Rio Grande do Norte não perderá um ministro, pois que Agripino estaria cotado para ocupar um cargo na Esplanada dos Ministérios.

Fato é que, apesar de Garibaldi ter dito que acredita na reeleição de Dilma, ele parece não está lá muito convicto disso não, até porque o que levaria um ministro de Estado a dizer que deixará o cargo em janeiro? Só para estar supostamente ao lado da sua até bem pouco tempo desafeta? Não acredito. Nesse caso é mais provável mesmo que Garibaldi não acredite na reeleição de Dilma.

Agora é aguardar a vinda de Aécio Neves nesta quarta-feira, trazido ao Estado pelos braços de Agripino Maia, com os “santinhos” colado em Henrique Alves, o candidato do tucano a governador no Rio Grande do Norte.

Então, fica combinado assim: O PMDB papa-jerimum apoia Aécio Neves para a Presidência da República e o candidato do PSD a governador, Robinson Faria, apoia a candidatura à reeleição de Dilma Ruosseff.

O resto, bom, o resto é conversa pra boi dormir!

Sem comentários:

Enviar um comentário