terça-feira, 12 de agosto de 2014

Consumo sustentável >> Programa “Água é Vida” capacita mais de 400 educadores no Seridó potiguar

O Programa Água é Vida, realizado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), promove esta semana ações educativas no Seridó potiguar. Quatro cidades receberão a equipe da Gerência de Qualidade do Produto e Meio Ambiente (GQM), que treinará mais de 400 profissionais da educação das redes pública e privada de ensino para se tornarem multiplicadores pedagógicos dentro das salas de aula, com enfoque na valorização e preservação da água.

Os educadores transmitirão a educação ambiental aos estudantes do ensino infantil, fundamental e médio. Na quarta-feira (13), na cidade de Cruzeta, às 9h30, o Centro de Múltiplos Usos reunirá cerca de 100 professores para o evento. No mesmo dia, às 15h30, o programa estará no município de São Fernando, na Câmara Municipal dos Vereadores, para 45 educadores. Quinta-feira (14), a ação será em Jardim de Piranhas, às 9h30, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), para 175 professores.

Fechando a programação semanal do “Água é Vida”, sexta-feira (15), em Cerro-Corá, às 8h30, no Centro de Convivência de Idosos, serão capacitados mais 150 participantes. “Estimulamos os professores a inserirem essa temática na sala de aula. A poesia, redação, música são exemplos de atividades que podem ser aplicadas em sala de aula. Capacitamos os educadores a elaborarem projetos de ensino para o bom uso e a preservação da água e meio ambiente”, diz Roberta Falcão, assistente social da GQM, idealizadora do “Água é Vida” com a educadora ambiental Marineida Oliveira. “Apresentamos dados que mostram que a preocupação com a água é uma questão mundial. Mas afunilamos para os problemas enfrentados no Brasil, região Nordeste e o RN, que sofre com longos períodos de seca. Todos podemos agir de forma local na tentativa de minimizar os danos causados pela estiagem”, afirmou Roberta.

O Programa Água é Vida tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar e a população em geral para o uso racional da água e a proteção dos mananciais. É realizado em parceria com a secretaria de Educação do Estado. Além de desenvolver uma consciência cidadã, o projeto deixa como resultado ideias para que a questão do meio ambiente continue sendo discutida nas escolas que tiveram a visita do “Água é Vida”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário