quarta-feira, 10 de abril de 2019

SEAPAC EM AÇÃO >> Direitos humanos e sociais foram temas de curso no Bom Pastor

Momento do curso, com a Advogada Jailma Oliveira (Foto cedida)
O Curso Modular de Formação sobre direitos humanos e sociais básicos, prevenção da violência doméstica praticada contra a mulher, empoderamento feminino e construção de uma cultura de paz teve mais uma etapa, no período de 2 a 5 deste mês de abril, no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAME), no bairro Bom Pastor, Natal-RN. Esta etapa envolveu as 20 participantes do curso profissionalizante de manicure, desenvolvido pelo Instituto Bom Pastor em parceria com a Fundação Banco do Brasil. A assessoria foi da advogada, Jailma Oliveira da Nóbrega, do SEAPAC.

Na ocasião, foram trabalhados conteúdos referentes aos Direitos Humanos, como a história e a declaração universal; direitos sociais, ética, cidadania, relações de gênero, poder e machismo na sociedade e suas organizações. Houve momentos de discussão, a partir de conceitos e estatísticas, acerca das mulheres na política, no judiciário, chefes de família e outros temas, como mulheres e escolaridade; violência contra a mulher e Lei Maria da Penha e empoderamento feminino. No final, as participantes avaliaram as contribuições e significados do curso receberam certificados de participação.
Uma das participantes, Eliane Martins do Nascimento, escreveu um bonito depoimento na ficha de avaliação do curso, e autorizou a publicação. "Amei o curso, mas fiquei triste por ser pouco tempo. Aprendi tanta coisa em tão pouco tempo... Despertei sonhos adormecidos, aprendi a lidar melhor com meus filhos e ter uma postura melhor perante a sociedade, como cidadã. Aprendi a lutar por meus direitos, sem esquecer dos meus deveres; a ser uma mãe melhor para os meus filhos, a resolver problemas sociais diante da sociedade, sendo feminista, mas não extremista; (...) aprendi a lidar com a violência contra a mulher diante da lei; (...) Não aprendi só ter ética em uma profissão, ser uma cidadã; aprendi a ser uma mãe melhor, uma profissional melhor, uma cidadã melhor; aprendi a lutar pelos meus sonhos, lutar por dias melhores; aprendi a exercer melhor minha cidadania. Aprendi a ser alguém melhor. Voarei longe!”, disse Eliane Martins do Nascimento.
Fonte: https://www.seapac.org.br/blog/direitos-humanos-e-sociais-foram-temas-de-curso-no-bom-pastor?fbclid=IwAR21bggPzFoFz_7TACpzSztUZKZoUNjl7jSIAGdGCYEqJwvsMePDYYHwajg

Sem comentários:

Enviar um comentário