quinta-feira, 11 de abril de 2019

Sim, aqui temos o que comemorar! 100 DIAS: PERSONAGENS, MUDANÇAS E PERSPECTIVAS

Resultado de imagem para Fátima viaja para dar palestra na Brazil Conference at Harvard

Tomo a liberdade fazer uma reflexão, não partidária, não institucional, não jornalística. Uma reflexão política, que visa contribuir com os próximos passos do governo do Rio Grande do Norte e com os dirigentes institucionais do governo, à frente a companheira, professora e governadora Fátima Bezerra. Como dirigente do Partido dos Trabalhadores, eleitor e parceiro de Fátima, não posso abrir mão do compromisso em contribuir com o Governo. 


De forma histórica a população do RN colocou à frente do executivo estadual uma mulher de origem popular, migrante do Seridó paraibano, sindicalista e parlamentar de muitas lutas. Fátima tem compromissos com a construção de uma sociedade radicalmente diferente da que se desenha com os projetos e as iniciativas do atual governo federal. Fátima foi protagonista, como militante e parlamentar da construção de um governo democrático e popular com o Presidente Lula (2003 – 2010) e a Presidenta Dilma (2011 – 2016) que inverteu prioridades em nosso país, priorizando uma política internacional que articulou novos blocos e parcerias com destaque a constituição do BRICS em uma inserção soberana do Brasil na economia e na política internacional, radicalmente diferente dos movimentos atuais, em sintonia fina com os EUA e Donald Trump.

O fortalecimento da agricultura familiar; a expansão da educação superior, profissional e tecnológica; o reconhecimento e valorização do povo negro; o respeito à comunidade LGBT, o estabelecimento de políticas públicas para as mulheres e para a cultura; a defesa de uma política integral de saúde e seguridade social caracteriza um período de humanização da vida nacional. A construção de outra perspectiva de vida para as gerações futuras, incluindo populações indígenas, população que vive nas ruas, jovens, idosos e portadores de necessidades especiais e transtornos, foi sua luta no parlamento e agora, como Governadora, seu maior desafio é a recuperação fiscal e financeira do estado. 

Simultaneamente terá que implantar um conjunto de políticas e práticas administrativas que superem o quadro de desorganização e desassistência na saúde e na segurança públicas; recuperar as escolas estaduais em dialogo com as redes municipais e federal, fortalecendo também a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte; promover a economia, com ênfase ao turismo, a mineração, aos processos associativos de economia solidária e criativa, a industrialização da nossa produção agrícola e pecuária, a construção civil, sempre observando as novas tecnologias, o desenvolvimento científico e as inovações.

Obter resultados consistentes numa conjuntura adversa do ponto de vista do financiamento e de parcerias com o governo federal exigirá muito mais que dedicação, honestidade e persistência
Os primeiros 100 dias de seu governo surpreenderam positivamente em inúmeros aspectos. Não apenas pela firmeza e coerência, isso já sabíamos. Mas registram-se muitos acertos e sinalizam-se dias muito mais seguros pela frente. Avaliar uma gestão é necessário partir do programa apresentado e dos compromissos assumidos. A composição de uma equipe técnica, com identidade política e programática foi cumprida. Há exceções com titulares de pastas que são acima de tudo agentes políticos e também pessoas não identificadas com o programa de governo apresentado mas que se alinharam no processo de 2° turno o que é compreensível e em pequeno número. 

A valorização dos servidores é um fato, com mesa permanente com os sindicatos, salários rigorosamente em dia, havendo a imensa polemica quanto aos salários em atraso deixados pela gestão anterior. Não foram pagos nos primeiros 100 dias e nem poderiam ser. Não há magicas e nem mesmo a mais otimista avaliação poderia prevê esse pagamento no primeiro semestre de governo. Contudo é hora de anunciar o formato desse pagamento.

Nas pautas mais sensíveis, a segurança e a saúde, o governo está aprovado, com redução de índices, bons resultados e nenhum trauma representativo. Ao esforço pela pactuação na rede hospitalar, soma-se a preocupação com um RN saudável em articulação com a qualidade de vida através do fortalecimento da agricultura familiar, segurança alimentar, hídrica e habitacional e redução da violência. Sempre na perspectiva de geração de renda, valorização da nossa cultura e melhoria da vida das pessoas. 

Contudo muito ainda por fazer. A política industrial, mineral, a ciência e a tecnologia, diante a revolução 4.0 que vivemos, precisam ser incorporadas no dia à dia do governo. O estabelecimento de políticas públicas para as mulheres e para a cultura; a defesa de uma política integral de saúde e seguridade social, apontarão outra perspectiva para as gerações futuras, incluindo populações indígenas, população que vive nas ruas, comunidade LGBT, negros e negras, jovens, idosos e portadores de necessidades especiais e transtornos. Essa foi, Fátima, sua luta no parlamento, agora como Governadora, seu maior desafio é a recuperação fiscal e financeira do estado, implantando, simultaneamente, um conjunto de políticas e práticas administrativas que superem o quadro de desorganização recebida. 

Por Hugo Manso Júnior Engenheiro, Mestre em Educação e Professor do IFRN

Sem comentários:

Enviar um comentário