domingo, 6 de maio de 2012

CF 2012 - Fraternidade e Saúde Pública

Seminário debate saúde pública

cf2012_cartazedNos próximos dias 17 e 18 de maio a Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz, em parceria com a Coordenação Nacional da Pastoral da Saúde e outras entidades promove um Seminário sobre Saúde Pública. O evento é resultado de articulações originadas durante a Campanha da Fraternidade de 2012, e será aberto à participação dos interessados em aprofundar a temática.

O evento será realizado no Centro Cultural de Brasília (CCB). A programação inclui seis painéis que vão tratar do acesso à saúde, financiamento público, gestão dos recursos, controle social e participação popular, formação profissional, educação para a saúde, hábitos saudáveis, entre outros.

A expectativa dos organizadores é que as intervenções dos participantes colaborem para o aprofundamento do debate. Os participantes deverão elaborar um documento de compromissos a ser enviado à Presidência da República, à Presidência da Câmara dos Deputados e ao presidente do Supremo Tribunal Federal.

As inscrições para o Seminário sobre Saúde Pública podem ser feitas apenas por e-mail, no endereço cf.saudepublica.2012@gmail.com . O prazo para inscrições se encerra no dia 10 de maio, ao custo de 20 reais. Os que desejarem tomar as refeições no local, pagarão 50 reais.

NOTA DO BLOG: LAJES e a CF 2012

Essa CF 2012 tem uma grande relevância social ao debater um tema de tão grande abrangência e com realção ao nosso município é importante destacar que além dos problemas que a saúde já enfrenta, em Lajes isso tem um outro fator agravante: a intransigência dos que atualmente administram o Hospital Maternidade, que seguem na contramão do senso comum, ao preferir vê-lo fechado, sem nenhuma condição de funcionamento, apenas acumulando dívidas e deixando a população sem nenhuma assistência, ao invés de passá-lo para que o município possa administrá-lo dentro da normalidade. 

Situação essa que há bastante tempo tempo vem se buscando solucionar, já tendo isso se discutido em todos os segmentos possíveis (Poder Executivo, Câmara Municipal, Promotoria Pública, Igreja Católica), sem nehum sucesso, chegando ao ponto de esta semana ter sido aprovado pela Câmara Municipal um pedido de desapropriação dessa entidade para que dentro da legalidade do que rege a Lei, o município possa colocá-lo para funcionar. Fica aqui mai uma vez registrada a nossa indignação com a postura assumida pela atual adminstração daquela entidade que tem se mostrado totalmente insensível a necessidade de toda a população lajense.

Canindé Rocha - Vereador

Sem comentários:

Enviar um comentário