sábado, 26 de maio de 2012

Encontro Nacional de Blogueiros dicute a necessidade de democratizarmos a comunicação

O 3º Encontro Nacional de Blogueiros começou nesta sexta-feira (25), em Salvador (BA), com um grande ato político em defesa da blogosfera e da liberdade de expressão. Diversos parlamentares, jornalistas, blogueiros e representantes de movimentos sociais falaram para mais de 200 pessoas no ato inaugural do evento.

A luta pelo marco regulatório e pela liberdade de expressão são temas de debates no evento

Para o presidente do Barão de Itararé – uma das entidades que organizam o evento -, a blogosfera é um movimento amplo e plural, “que constrói a unidade na diversidade”. Ele justificou a escolha do tema do 3o BlogProg: “O mote do segundo Encontro foi a necessidade de democratizarmos a comunicação. Dessa vez, além de manter a luta pelo marco regulatório e pela liberdade de expressão, temos uma nova motivação. A blogosfera passou a incomodar”.

Segundo Altamiro Borges, a grande mídia tem atacado diariamente a blogosfera, numa tentativa de estigmatizar e marginalizar a chamada mídia alternativa. “Além disso, há um crescente processo de judicialização da censura. Vários blogueiros são processados, numa tentativa de asfixiar a blogosfera”. Como exemplo, ele cita os casos mais emblemáticos, como os dos blogueiros Paulo Henrique Amorim e Luis Nassif. “Também estão ocorrendo ameaças e atos de violência, como o recente assassinato de um blogueiro no Maranhão”, diz.


Parlamentares e Lula
“Por vontade própria”, segundo Altamiro Borges e Tatiane Pires (blogueira do Rio Grande do Sul), o ex-presidente Lula enviou uma belíssima mensagem em vídeo. “O trabalho de vocês é muito importante. A Internet é um meio fundamental para garantir a liberdade de expressão, a diversidade de opinião e a construção da cidadania e participação na vida política do país”, afirmou. 
Com informações do Blog ContrapontoPig 

Nota do Blog: Registramos a presença do blogueiro Robson Cabugi, que está participando do evento representando a Região Central do RN.

Sem comentários:

Enviar um comentário