sábado, 5 de maio de 2012

Estadual 2012 - ABC e América: Clássico da paz?

O ABC venceu o América nos três primeiros jogos do ano. O América estava em crise e o ABC mais consolidado. Pelos caminhos que só existem no futebol, o América renasceu e logrou devolver às derrotas ao ABC.

Domingo é o tira teima, sairá o grande campeão de 2012. A sadia rivalidade entre torcedores pode resvalar para atos de violência que já provocaram mortes, lesões irreversíveis e a fuga do torcedor mais pacato dos estádios. Nosso futebol está numa encruzilhada: Ou realiza uma final em paz ou será engolido pelo conforto de melhores jogos pela TV e a segurança dos lares de cada um.

Uma final é prenhe de nervosismos, provocações e ironias. Preservar este ambiente é a senha para resgatar o futebol como um divertimento democrático e lúdico da população. Não guardar esta fronteira e resvalar para a violência é decretar sua morte ou sua elitização, o que vem a ser o mesmo. A pressão começa a subir e é papel de dirigentes dos clubes e líderes de torcidas organizadas sérios – existem, podem acreditar – minimizar conflitos e garantir a beleza do espetáculo.

Claro que há falhas na organização, nos critérios. Não há mais tempo para equacionar os desencontros. Maximinizar picuinhas e divergências pode levar a consequências incontroláveis, onde todos perderão. Mas, sobretudo, perderão,pais e mães que choram seus mortos e cuidam dos feridos e oram para que a paz retorne aquele lar.

Confesso que também sou um torcedor chato. Gosto de provocar e adoro futebol. Neste momento em que nossas duas maiores torcidas se preparam para o clássico faço um apelo aos nossos dirigentes que mantenham a serenidade. Administrem conflitos, dirijam seus asseclas para a vitória dentro do campo. Colabore com o policiamento e exijam um tratamento cidadão da polícia para com os torcedores. A paz, mesmo com o nefasto papel de algumas organizadas, começa ou acaba com o comportamento dos dirigentes.
O América não pode viver sem o ABC e o contrário também é verdade. Todos os estaduais estão dando prejuízo pela falha do gestor brasileiro em conciliar as obras da Copa com a disponibilidade de estádios. Violência neste momento, democratizaria mais ainda os prejuízos. Realizar o clássico em PAZ é possível e teria efeitos positivos para o campeonato de 2013.
Conheço muitas famílias que hoje não admitem falar em ABC e América pela dor que estas referências trazem aos seus corações. Não deveria ser assim, mas a estupidez de algumas organizadas, bandidos tranvestidos de torcedores e pouca ousadia das instituições em prevenirem a violência nos estádios, levou a “necessidade” de se montar operações quase de guerra para garantir a paz. Não se pode garantir a paz com operações quase de guerra. E não se pode jogar nos ombros da polícia a única responsabilidade pela garantia do espetáculo.

São as referências dos clubes e torcidas que podem pedagogicamente contribuir para que a paz reine no Frasqueirão e que o melhor vença. A polícia tem que ser firme respeitando o torcedor, mediando conflitos , elegendo interlocutores e evitando agressões dentro da intervenção legal.

A PAZ, TORCEDOR, TERMINA E COMEÇA EM VOCÊ. E antes que me esqueça deixe-me dizer que não tenho nenhuma dúvida de que o AMÉRICA é a novidade de 2012 e que ganharemos a quarta seguida.

1 comentário:

  1. Meu Amigo, kkkkkkkk,mehor pintar o coração de alvo-negro, misto com rubro e não dá salada, vai dá Mengão..kkkkkkkkkkk. brijão.

    ResponderEliminar