quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Natal é a cidade com mais presos empregados em obras da Copa

Plantio da grama da Arena das Dunas começou nesta quarta (14) (Foto: Jocaff Souza/G1)O TJRN contabiliza 145 apenados trabalhando na Arena das Dunas. Dados foram divulgados pelo programa Novos Rumos da Execução Penal.

Do G1 RN

Com 145 presos empregados na obra da Arena das Dunas, o Rio Grande do Norte é o estado com mais apenados trabalhando nas construções dos estádios para a Copa do Mundo de 2014. A informação é do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), que idealizou o programa Novos Rumos na Execução Penal.

Os estados que mais se aproximaram do resultado potiguar, segundo o TJRN, foram Minas Gerais (96), Bahia (16) e Paraná (11). O Tribunal acrescenta que o programa gerou 54% do total de vagas abertas para trabalho de presos em obras de estádios para o Mundial no Brasil. Os outros estados apresentaram número zero ou não responderam.
A iniciativa nasceu do programa 'Começar de Novo, que surgiu de um termo firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), União, Comitê Organizador, estados e cidades-sede da Copa. O acordo estabele que 5% das vagas de trabalho criadas nas obras e serviços fossem destinadas a presos, egressos do sistema prisional, cumpridores de penas e medidas alternativas e adolescentes em conflito com a lei.

Os apenados trabalharam nas obras do novo estádio de Natal como serventes, montadores, auxiliares de serviços gerais, armadores, pedreiros, operadores de martelete e ferramenteiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário