quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Primeira previsão meteorológica para 2014 será elaborada nesta semana

 

A primeira previsão meteorológica oficial para o primeiro trimestre de 2014 no setor norte da região Nordeste deve ser divulgada ainda nesta semana. Os meteorologistas irão se reunir amanhã e na quinta-feira, em Campina Grande (PB), para analisar os dados climatológicos e elaborar a previsão. No entanto, como o período chuvoso para a região ainda está distante, os estudos não devem apresentar um índice alto de acerto.
 
"Já foram realizadas outras duas reuniões em outubro e novembro. No entanto, essa é a primeira orientação para o homem do campo e também de atenção para as reservas hídricas. Na ocasião, será apresentada uma tendência de como será o comportamento para esse período", explica Gilmar Bristot, meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
 
Segundo o meteorologista, até agora, as indicações são de um período chuvoso normal para a região. "Pela análise da temperatura dos oceanos, estamos percebendo um comportamento normal para esse período. Outro indicativo que também nos leva a essa indicação é a diminuição do vento no Sudeste, o que favorece a regularidade e normalidade das chuvas na região", complementa.
 
Depois de elaborar a primeira previsão climática, os meteorologistas voltam a se reunir mais três vezes: em Fortaleza (CE), no mês de janeiro; em Natal (RN), no mês de fevereiro; e em Recife (PE), em março. A cada reunião, a previsão passa por adaptações, de acordo com os novos dados colhidos pelos especialistas e apresenta um maior percentual de acerto.
 
A média de chuvas de Mossoró é de 687, 8 milímetros por ano. Nos últimos dois anos, a região passou por períodos de seca. Em 2012, choveu somente 198,9 milímetros, caracterizando o período como extremamente seco. Já em 2013, foram contabilizados 470,6 milímetros, destacando o ano como seco.

Agricultores estão otimistas quanto a um bom período chuvoso em 2014
Os agricultores da zona rural de Mossoró aguardam com grande expectativa o próximo período de inverno na região. Segundo populares, as previsões dos meteorologistas corroboram o que agricultores mais antigos já anteviam através de seus conhecimentos sobre o solo e as plantações, o que anima muito os moradores de comunidades.
 
"Muitos dos agricultores acreditam na experiência dos mais velhos, apreendida através de anos de trabalho. Para eles, o posicionamento solar em dada época do ano ou o comportamento das formigas no solo podem ser um bom presságio para a agricultura, e segundo eu sei, este ano tudo indica que teremos um período chuvoso bem balanceado", afirma Francisco Gomes, presidente do Sindicato da Lavoura.
 
Francisco afirma que os últimos quatro anos foram de muitas perdas para os trabalhadores, uma vez que o comportamento anômalo das chuvas é determinante para perdas na safra. Ele afirma que entre 2010 e 2011, o agressivo período de chuvas destruiu entre 98 e 99% da safra e entre 2012 e 2013, a falta de chuvas, aliada a um balanceamento ruim do período (quando se chove muito em pouco tempo ou pouco em muito tempo) agravou a situação.
 
O sindicalista confirmou que este ano foi necessária a ajuda emergencial do Governo Federal, para que muitos agricultores conseguissem manter suas famílias. Ele relembrou que o pagamento do Garantia-Safra ainda não foi pago aos mais de 1.000 agricultores inscritos no benefício porque o Governo do Estado ainda não arcou com sua parte no auxílio. A previsão é que o Garantia-Safra comece a ser pago a partir de janeiro.

Média de chuvas em Mossoró 687,8ml
Chuvas em 2012 - 198,9ml
Chuvas em 2013 - 478,6ml

Fonte: Jornal O Mossoreoense

Sem comentários:

Enviar um comentário