segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Qualidade de vida >> Profissionais da saúde estimulam grupos de caminhada para ampliar qualidade de vida

 O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Areia Branca está trabalhando na formação de grupos de caminhada em parceria com as Unidades Básicas de Saúde Maria Cícera de Medeiros, Celso Dantas Filho e Ana Paulino de Medeiros, todas na zona urbana.

Dada a procura e o total de pessoas interessadas em participar das caminhadas, os grupos foram divididos em duas áreas: um, que utiliza o calçadão às margens da BR-110, e o outro, a pista de caminhada da praça em frente a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern).

Os grupos, orientados pelos profissionais do Nasf, a fisioterapeuta Jamile Dantas, e o educador físico Anchieta Queiroz, se reúnem semanalmente para caminhar, promovendo vários benefícios aos praticantes, entre eles: melhora a circulação, deixa o pulmão mais eficiente, combate a osteoporose, afasta a depressão, aumenta a sensação de bem-estar, deixa o cérebro mais saudável, diminui a sonolência, mantém o peso em equilíbrio e emagrece, controla a vontade de comer e protege contra derrames e infartos.

De acordo com Jamile Dantas e Anchieta Queiroz, as pessoas interessadas em participar dos grupos de caminhada, basta comparecer aos locais citados ou falar com um desses profissionais.

A ideia é estimular as pessoas que caminham sozinhas a entrar para um grupo de caminhantes, porque é uma das melhores formas de desfrutar e aproveitar as saídas, combater a preguiça e ir progredindo.

Segundo especialistas, os grupos incentivam a caminhar mais e melhor. Não só faz com que seja mais agradável e divertido, como se torna mais seguro, porque evita que enfrente sozinho qualquer acidente, problema físico ou ameaça externa. Os membros do grupo preocupam-se uns com os outros.

Entre as dicas dos especialistas sobre grupos de caminhadas, está a de que caminhar em grupo fomenta a continuidade no tempo das caminhadas e a regularidade do exercício físico entre os membros, porque há uma pressão saudável entre os companheiros. A caminhada é feita numa intensidade em que se pode conversar, sendo por isso uma fonte de ideias. Permite ir falando sobre banalidades e, assim, desligar-se do estresse, relaxar e regressar à rotina com uma perspectiva mais positiva das suas atividades do cotidiano.

Fonte: O Mossoroense

Sem comentários:

Enviar um comentário