sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Correios >> Déficit de carteiros chega a quase 50%

Servidores enfrentam dificuldades para desempenhar serviçosServidores enfrentam dificuldades para desempenhar serviçosAtrasos nas entregas das correspondências já viraram rotina em Mossoró. Praticamente todo cidadão mossoroense tem uma história de transtorno causado por este problema. Entretanto, se por um lado a população sofre com a morosidade das entregas dos documentos, por outro os profissionais dos Correios de Mossoró também enfrentam dificuldades para desempenhar bem o trabalho devido, principalmente, ao déficit de funcionários, que chega a quase 50%.

De acordo com o vice-presidente Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Rio Grande do Norte (Sintect/RN), Luiz Granjeiro, atualmente o setor de distribuição dispõe de 70 carteiros para entregar as correspondências, quando o ideal seria pelo menos mais 30.

Ele destaca que a cidade cresceu e, consequentemente, a demanda de correspondências seguiu proporcionalmente este aumento. No entanto, o número de profissionais nos Correios não acompanhou esse crescimento. "Hoje, existem várias regiões descobertas pelo serviço dos Correios, como o conjunto Abolição V e os bairros Nova Mossoró e Itapetinga", disse o sindicalista. Ele complementa que os Correios não se prepararam para o crescimento da cidade. "Setor de distribuição especial, por exemplo, tem os mesmos sete carteiros há 15 anos", ilustra.

Outro problema que agrava os serviços dos Correios em Mossoró é a implantação da padronização nacional das Diretorias Regionais (DRs). "Nós concordamos com a padronização, mas não da forma que está sendo encaminhada", diz Luiz Granjeiro, complementando que a maneira como se está sendo feita a padronização está prejudicando o trabalhador.

O sindicalista denuncia que devido à padronização os Correios estão oprimindo o trabalhador através da Solicitação Individual de Defesa (SID), que obriga os servidores a trabalharem com sistema de metas. "Os servidores que não atingirem as metas podem responder por Processo Administrativo e até mesmo serem demitidos", revela.

A recomendação é que os carteiros priorizem a encomendas registradas, como Sedex, PAC, e deixar de lado outros objetos. "Quem se recusa a tomar esse medida está sendo pressionado pela SID", diz. Luiz ressalta ainda que a categoria está tendo de trabalhar em horário extra para atender toda a demanda". Segundo ele, quem mais sofre com toda essa situação é a população que é prejudicada com os constantes atrasos na entrega das correspondências. "As reclamações são diárias porque os carteiros não conseguem atender toda a demanda. É preciso uma solução urgente", afirma o sindicalista.

Categoria faz ato público para cobrar melhorias
No próximo sábado, os servidores dos Correios farão um ato público em frente à agência do centro da cidade. A mobilização deve contar com um número significante de servidores de Mossoró e região.

A movimentação está marcada para iniciar às 9h e tem como objetivo esclarecer a população sobre as dificuldades vivenciadas pelos servidores das entregas de correspondência.

O sindicalista frisa que o crescimento da cidade não foi acompanhado pelo serviço de distribuição de correspondência e que gera os constantes transtornos para a população. "Os carteiros têm a meta de 480 minutos para cobrir as entregas, mas é uma meta que ninguém consegue atingir".

Fonte: Jornal O Mossoroense

Sem comentários:

Enviar um comentário