Mais de 97% dos turistas
que visitam Natal ficam satisfeitos com a viagem e a maioria pretende
retornar à cidade em outra ocasião. Além de aprovar a cidade, o
visitante indica o destino aos amigos e familiares que pretendem viajar.
Os dados são de uma pesquisa contratada pela Associação Brasileira de
Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte (ABIH-RN) divulgada ontem.
Para o presidente da associação, Habib Chalita, os números revelam que, “apesar de infraestrutura inadequada e divulgação do destino precária”, os turistas começam a perceber mudanças na cidade. “Os dados mostram o turista deslumbrando com uma cidade que retoma o cuidado com a limpeza, iluminação, mas que ainda necessita de equipamentos e alternativas para alavancar ainda mais o setor do turismo”, explicou.
A pesquisa foi realizada entre 20 e 25 de novembro e foram ouvidos 300 turistas em diferentes pontos da cidade. Apenas visitantes que estavam há pelo menos três dias em Natal foram entrevistados. De acordo com o diretor da Consul Pesquisa – órgão responsável pela coleta de dados –, Paulo de Tarso, o filtro foi usado para que os dados mostrassem o que pensa o turista que foi a restaurantes e fez outros passeios. “Com três ou quatro dias, o turista já foi a algum restaurante, já passeou de bugue. Queríamos saber como esse turista avaliava nossas atrações”, explicou.
Tarso ressaltou que a pesquisa foi aplicada num momento de grandes dificuldades administrativas tanto no âmbito municipal como estadual. “A atual administração ainda não conseguiu melhorar a situação da cidade deixada pela administração passada. A administração estadual também tem problemas. Tudo isso reflete no desenvolvimento da cidade, principalmente no que diz respeito à infraestrutura e falta de apoio ao turismo”, citou.
Satisfação
Apesar das dificuldades e a aparente falta de condições urbanas para receber o turista – toma-se como exemplo o calçadão de Ponta Negra –, o turista que aqui chega vai embora satisfeito com a viagem. A pesquisa mostra que 97,67% dos entrevistados afirma que acertou ao escolher Natal como destino. Apenas 2% diz que deveria ter escolhido outra cidade e 0,33% não sabe responder.
Além
disso, 90,67% querem voltar à cidade em outra oportunidade. Apenas
3,67% dizem não querer retornar, 4,33% têm dúvidas e 1,33% não sabem
responder.
A pesquisa questionou ao turista quanto à responsabilidade de transformar Natal em uma cidade mais agradável e melhor. A maioria (38,7%) afirma que todos (a sociedade) são responsáveis. Para 23,3%, a responsabilidade é da Prefeitura. 21,3% apontam os empresários do setor turístico como responsáveis e o Governo do Estado foi apontado por 14,3% dos entrevistados.
A pesquisa questionou ao turista quanto à responsabilidade de transformar Natal em uma cidade mais agradável e melhor. A maioria (38,7%) afirma que todos (a sociedade) são responsáveis. Para 23,3%, a responsabilidade é da Prefeitura. 21,3% apontam os empresários do setor turístico como responsáveis e o Governo do Estado foi apontado por 14,3% dos entrevistados.
Fonte: Jornal Tribuna do Norte
Sem comentários:
Enviar um comentário