segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Empreendedorismo >> Produtor de Angicos aprimora técnica de bonsai com incubadora

O trabalho de Francisco Gomes Barreto Neto, da Nativa Bonsai e Paisagismo
Atuando com jardinagem e paisagismo, um pequeno empreendedor de Angicos busca a Ineagro Cabugi - Incubadora Tecnológica e Multissetorial do Sertão do Cabugi, da Universidade Federal Rural do Semiárido, Campus Angicos, para aprimorar a sua atividade. 

O trabalho de Francisco Gomes Barreto Neto, da Nativa Bonsai e Paisagismo, tem como diferencial o cultivo de bonsai, arte de reproduzir em pequeno vaso uma árvore em miniatura. Há nove meses, o pequeno empresário está em processo de pré-incubação.

A produção de bonsais é pioneira na região do Sertão Central e tem como maior diferencial a utilização de espécies nativas da caatinga como a jurema, pereiro, juazeiro, buganvílias, umbuzeiro, entre outras. "Qualquer árvore ou arbusto lenhoso podem ser transformados em bonsai", revela. O trabalho é feito com a poda da raiz e das folhas da planta. "Para dá a forma de árvore é feita a armação dos galhos, que é uma técnica para definir melhor a forma que se quer para a planta", adianta. Barreto acrescenta ainda que para fazer e cuidar de um bonsai se exige um pouco de paciência, uma vez que o crescimento da árvore é muito lento, podendo levar alguns anos.

Paralelo à produção de bonsais, Barreto Neto também faz a manutenção de jardins, comercializa mudas e jarros, e ainda aluga plantas ornamentais. Em Angicos, o empreendedor já contabiliza 25 clientes fixos só com a manutenção de jardins. O pequeno empreendedor revela de já produziu hortas orgânicas, mas agora aposta na jardinagem para ser tornar microempreendedor individual. A mudança aconteceu com a ida dele para Angicos para cursar o Bacharelado em Ciência e Tecnologia na Ufersa. "Percebi uma carência dessa atividade aqui na região", afirmou, acrescentando que buscou a Incubadora para melhor se capacitar. Em parceria da Ineagro Cabugi e o Sebrae, Barreto Neto já participou de cursos e exposições.

Atualmente, a Inegro Cabugi conta com sete empreendimentos incubados distribuídos nas áreas de: alimentos (Sertão Gelado, Pizzaria José Ítalo e Djalma Pescado), Tecnologia e Comunicação (Inova TICs), Serviços (Ideal Carimbos, AC2 Envelopados e A & M Artezanato). Para o gerente da Ineagro Cabugi, André Luiz de Azevedo, o trabalho da incubadora consiste em incentivar as potencialidades existentes na região, dando condições para o crescimento dessas iniciativas. "A partir da profissionalização com cursos e capacitações sistemáticas, os empreendimentos vão crescer e ganhar competitividade, ganhado assim, maior visibilidade na região", acredita André Luiz.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

Sem comentários:

Enviar um comentário