terça-feira, 24 de junho de 2014

Copa do Mundo >> Decisão em Natal: Itália e Uruguai decidem quem avança e quem dará vexame na Copa

"Podia ser uma semifinal ou até uma final de Copa", resumiu Pirlo ao falar sobre o tamanho do jogo desta terça-feira. Mas não é


Itália ou Uruguai? Quem segue vivo e quem vai embora mais cedo para casa? (© Getty)
Itália ou Uruguai? Quem segue vivo e quem vai embora mais cedo para casa?
"Podia ser uma semifinal ou até uma final de Copa", resumiu Pirlo ao falar sobre o tamanho do jogo desta terça-feira. Mas não é. Itália e Uruguai colocam seus seis título mundiais em campo nesta terça-feira, em Natal, para decidir qual de seleções vai às oitavas de final e qual volta para casa com um gostinho de vexame.

"Sabíamos desde o começo, desde o sorteio, que a classificação seria decidida só na última partida", garantiu o técnico italiano Cesare Prandelli. Ele até tem sua razão. Afinal de contas, o grupo era considerado o mais difícil da Copa. Talvez até o mais difícil da história das Copas, com três campeões mundiais caindo na mesma chave. Mas ninguém esperava a situação que se desenhou para a última rodada.

Considerada a morta do grupo de morte, a Costa Rica surpreendeu todo mundo, venceu Itália e Uruguai e, de quebra, ainda eliminou matematicamente a Inglaterra. A única seleção sem tradição da chave se garantiu matematicamente nas oitavas de final e deixou o duelo entre italianos e uruguaios com uma cara de decisão que ninguém esperava.

Com vantagem no saldo de gols, a Itália entra em campo podendo se dar o luxo de empatar a partida, mas garante que vai para cima. Do outro lado, o Uruguai não tem nem o que pensar: só a vitória evitaria uma frustrante eliminação precoce na competição.

A arma uruguaia para evitar isso é óbvia: Luis Suárez. Depois de passar por uma cirurgia no joelho dias antes do começo da competição, o atacante foi poupado e viu do banco a derrota na estreia para a Costa Rica. Foi chamado às pressas para o duelo contra a Inglaterra e não decepcionou: marcou os dois gols e comandou vitória por 2 a 1. E tudo isso sem estar na melhor condição física, como garante que está agora.

"Não estava 100% fisicamente contra a Inglaterra, mas poderia influenciar psicologicamente na equipe. Meu joelho agora está em perfeitas condições. É difícil prever como ele se recuperaria depois de uma cirurgia, mas pediria para ficar de fora se não me sentisse em condições de estar em campo", disse o atacante uruguaio.

Do outro lado, a Itália tem um grande problema no meio de campo. Com uma lesão muscular, o volante Daniele de Rossi está descartado para a partida decisiva. Outra questão é como fazer Pirlo ter espaço. Contra a Inglaterra, o cérebro da Azurra completou ou 12 passes que teve chances de tentar próximo ao gol da Inglaterra. Contra a Costa Rica, foi muito bem marcado só conseguiu acertar um de quatro, e viu o desempenho da equipe toda ir por água abaixo.

Mas se o primeiro objetivo é a classificação, o jogo também tem uma meta de fundo: quem ganhar ainda pode sonhar com o primeiro lugar do grupo, fugindo de um possível duelo com o Brasil já nas quartas de final. Para isso, a Costa Rica tem que perder da Inglaterra em jogo que acontece em horário simultâneo, e Itália ou Uruguaio ainda precisam descontar a desvantagem no saldo (os costarriquenhos estão com 3 contra 0 dos italianos e -1 dos uruguaios).

Sem comentários:

Enviar um comentário