quinta-feira, 23 de junho de 2016

MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA >> Parque da Cidade já recebeu mais de 100 mil pessoas em cinco meses deste ano

A prática de exercícios está virando rotina na vida do natalense. Muitos que antes eram sedentários, hoje procuram fazer algum tipo de atividade para melhorar a qualidade de vida e o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte tem sido escolhido pela maioria dessas pessoas. Os números se revelam no controle de entrada feito diariamente nas duas portarias da Unidade de Conservação do Município de Natal. De janeiro à metade do mês de junho entraram mais de cem mil pessoas para atividades diversas. "Mesmo que a gente venha a negócio, caminhamos pela trilha e subimos pela escadaria e isso já é um estímulo à prática de exercícios", comenta Jairo Medeiros de Souza, visitante do Parque da Cidade.
O Parque da Cidade mantém uma média diária de visitantes de quase 700 pessoas. Os horários de pico são os do início da manhã e final da tarde quando o sol está ameno. A portaria de Cidade Nova registrou a entrada de 48.005 pessoas e a entrada da Av. prefeito Omar O´Grady registrou 57.017 pessoas no mesmo período. As pessoas que visitam o Parque pela Cidade Nova entram caminhando em sua maioria, enquanto as da portaria Sul entram motorizadas. Os ciclistas têm usado bastante as trilhas do Parque da Cidade para exercícios ou para se locomover de uma região à outra da cidade.
A promoção de eventos no Parque da Cidade também colabora bastante para o aumento no número de visitantes. Ao longo da semana várias atividades são oferecidas pela biblioteca, pelo Centro de Educação Ambiental em conjunto com a Sala Natal e pelo setor de Manejo Ambiental, além da torre panorâmica e de eventos promovidos por parceiros, são atrativos para quem visita a cidade, para as escolas e grupos de visitantes de Natal ou do interior participarem de atividades diferentes de suas rotinas.
As linhas harmoniosas combinando o concreto com o meio ambiente, traçadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer para o Parque da Cidade une duas regiões administrativas de Natal (Sul e Oeste), englobando no seu entorno 17 bairros e uma população superior a 400 mil habitantes. A primeira Unidade de Conservação do Município de Natal tem uma importância enorme para garantir a qualidade de vida do natalense pela fauna e flora preservadas, pelo espaço para exercícios, pela contemplação do que é belo, pelo ar puro que respiramos e pelo aquífero Barreiras que acumula água da chuva e ajuda no abastecimento da cidade de Natal.
Nova Trilha Natural é aberta aos visitantes
Quem ama a natureza, gosta de aventura dentro da mata tem mais uma opção com a nova trilha aberta no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A nova trilha possui 1860 metros de extensão e destaca-se pela presença de três tipos de vegetais: Floresta Estacional Semidecidual, Restinga Arbustiva Densa e Esparsa. Ao longo do seu percurso, o visitante poderá observar várias espécies que compõem a flora do Parque da Cidade. A trilha Vanilla (baunilha em inglês) é na mata densa e com muita declividade, própria para quem é trilheiro. Com essa trilha, o Parque da Cidade passa a oferecer mais opções de lazer aos visitantes.
As trilhas naturais são feitas sempre aos sábados pela manhã e o agendamento pode ser feito pelo telefone 3232-3207.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR ESTÁ AQUI. NESSE BLOG, BUSCAMOS PUBLICAR COMENTÁRIOS DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS.