sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Questão relevante >> TV Assembleia discute política de cotas raciais nas universidades públicas


A política de reserva de vagas para cotas raciais nas universidades públicas brasileiras originou uma intensa polêmica, mesmo antes de sua implantação. A discussão vem se acirrando desde então, principalmente a partir do momento em que ela efetivamente passou a ser adotada, com a reserva automática de vagas para negros, pardos e indígenas.


Entre as muitas dúvidas geradas pelo processo, que visa assegurar o direito a uma boa educação para segmentos da população tradicionalmente discriminados, está a forma de definição de que tem direito às cotas: na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por exemplo, será o próprio candidato à uma vaga que vai declarar sua raça, no momento de inscrição para o processo seletivo. Entretanto, ainda não está bem claro como se fará a comprovação da validade da auto-declaração.


O programa “Debate Aberto” que a TV Assembleia leva ao ar nesta sexta-feira, 21, às oito da noite, vai discutir esse tema polêmico. Participam do programa o deputado estadual Fernando Mineiro; o pró-reitor adjunto der graduação da UFRN, professor Adelardo Medeiros; a historiadora e militante feminista negra Graça Lucas; e o jurista e professor Paulo Lopo Saraiva.


“Debate Aberto” tem direção e apresentação do jornalista Maurício Pandolphi, produção geral de Rosangela Medeiros e reportagens de Ohara Oliveira e Ítalo Amorim.

O programa é transmitido pela TV Assembleia, em primeira apresentação, todas as penúltimas sextas-feiras de cada mês, às 20h, com reprises posteriores na grade de programação da emissora.


FONTE: Assessoria de Comunicação AL RN

Sem comentários:

Enviar um comentário