domingo, 16 de dezembro de 2012

Segurança >> Capitania dos Portos proíbe tráfego de embarcações em lagoas do estado


 
A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte publicou na última quinta-feira (13) uma portaria proibindo o tráfego de embarcações movidas a motor em 20 lagoas de municípios potiguares. A medida, segundo o capitão dos portos do RN, Rodolfo Almeida, se deve ao fato de as prefeituras não terem enviado ao órgão fiscalizador das orlas no estado projetos de segurança para as suas lagoas. A capitania pretende evitar que acidentes ocorram nesses locais.

Rodolfo Almeida explica devido aos acidentes registrados nos últimos verões em lagoas potiguares, a Capitania dos Portos, desde o início de 2012 tem procurado as prefeituras em todo o estado para que essas venham a apresentar projetos de regularização das áreas em torno desses locais para que ofereçam segurança a seus banhistas. "Mas, até o presente momento, nenhum projeto chegou até nós", alega o capitão.

Dessa forma, a partir da portaria nº 75/CPRN, fica proibido o tráfego de embarcações movidas a motor de propulsão nas seguintes lagoas do estado: Amarela; Arituba; Boa Água; Carnaúba; da Cotia; do Carcará; da Estrada (Baixo ou Alcaçuz); Extremoz; Ferreira Grande; Genipabu; do Papari; Papeba; Papebinha; Passagem dos Cavalos; do Pium (Azul); de Piató; de Pitangui; do Peixe; Redonda; e do Urubu.

Segundo o capitão dos portos, haverá fiscais da Marinha do Brasil em cada uma dessas lagoas a partir de então. Em um primeiro momento, será orientado aos proprietário das embarcações a motor que retirem-nas das lagoas, caso sejam flagrados. "Os reincidentes, no entanto, poderão ter de pagar multa de até R$ 3,2 mil, ou ter suas habilitações suspensas ou canceladas, dependendo da gravidade".

Rodolfo Almeida ressalta, porém, que é possível que essa portaria venha a ser modificada. Isso depende de que os prefeitos dos municípios onde elas se encontram venham, finalmente, apresentar os projetos de segurança para esses locais. "Só não vamos poder liberar, no entanto, lagoas que sejam pequenas demais até para algum tipo de navegação a motor, pois é preciso salvaguardar uma distância dos banhistas sempre".

OPERAÇÃO VERÃO

A Capitania dos Portos do RN também passará a desencadear a Operação Verão 2012/2013 a partir deste domindo (16) até o próximo 17 de março. O intuito da ação será o de intensificar a fiscalização ao longo da costa potiguar. Serão coibidas principalmente as práticas de conduzir embarcações sem a devida habilitação da Marinha do Brasil; conduzir embarcações sob efeito de álcool; trafegar próximo a área dos banhitas; e trafegar sem os devidos equipamentos de segurança.
 Paulo de Sousa, do DN Online.

Sem comentários:

Enviar um comentário