sábado, 21 de abril de 2012

Notícias da Educação

13ª Semana em Defesa da Educação começa neste sábado (21)

Neste sábado, dia 21 de abril, começa a 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela CNTE, cujo tema é "A realidade muda com Piso, Carreira e 10% do PIB para Educação no PNE (Plano Nacional de Educação)". A mobilização acontece em todo o país, quando os sindicatos filiados à Confederação irão promover atos públicos e discussões sobre essa temática.

A 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública trará esse debate à tona, nas escolas e demais espaços públicos. Entre os dias 21 e 27 de abril, a CNTE e seus filiados esperam ter esclarecido e sensibilizado milhares de pessoas que poderão se somar à luta pela educação pública de qualidade para todos e todas.

Veja a programação abaixo, da 13ª Semana:
• 21/04 – Lançamento da Semana nas atividades comemorativas do Dia de Tiradentes.
• 22/04 – Panfletagem nas ruas, praças e praias sobre a campanha deste ano.
• 23/04 – Tema do dia para discussão nas escolas: Hora-aula atividade.
• 24/04 – Tema do dia para discussão nas escolas: Salário digno (PSPN).
• 25/04 – Audiências Públicas nas Câmaras Legislativas sobre o Piso e Carreira.
• 26/04 – Temas do dia para discussão nas escolas: desenvolvimento na Carreira, Meritocracia e contra as Terceirizações na Educação.
• 27/04 – Tema do dia para discussão nas escolas: Financiamento da Educação, a repercussão da falta de recursos na saúde do trabalhador em educação e as condições de trabalho. (CNTE, 19/04/12)


Dinheiro direto na escola abre prazo de adesão


Já está aberto o prazo para que municípios, Estados, Distrito Federal e suas respectivas unidades de ensino façam a adesão ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). 


Resolução publicada no Diário Oficial da União coloca como prazo para adesão até 31 de outubro. Os recursos, que são repassados diretamente às escolas, destinam-se a pequenos reparos nas unidades de ensino e manutenção da infraestrutura do colégio, ou para a compra de material de consumo e de bens permanentes, como geladeira e fogão. 

O orçamento do programa para este ano é de R$ 1,9 bilhão. No ano passado, o FNDE repassou mais de R$ 1,5 bilhão em benefício de mais de 137 mil escolas.

Plebiscito Nacional sobre o Fim do Imposto Sindical


A CUT está realizando o Plebiscito Nacional sobre o Fim do Imposto Sindical, que faz parte da Campanha Nacional por Liberdade e Autonomia Sindical - uma bandeira histórica da Central Única dos Trabalhadores. 

A coleta de votos foi prorrogada até o dia 15 de junho, em função da demanda - o prazo final de votação seria 30 de abril. Isto porque trabalhadores de todo o País, inclusive de sindicatos filiados a centrais que são contra o fim do imposto, estão telefonando ou enviando e-mails para a coordenação do plebiscito dizendo que também querem votar. No próximo dia 30, a direção executiva da CUT vai divulgar a primeira parcial sobre a votação.

O desconto do imposto equivale a um dia de salário por ano de todos/as trabalhadores/as que têm carteira assinada. E todos pagam, sejam ou não associados a um sindicato, queiram ou não. O fim deste imposto, segundo o presidente da CUT, Artur Henrique, “é fundamental para a classe trabalhadora brasileira conquistar a liberdade e a autonomia sindicais, bandeiras históricas que fazem parte dos princípios de criação da nossa Central”. “O fim do imposto sindical é fundamental para fortalecer os sindicatos, torná-los mais atuantes, combativos”, afirma Rosane Silva, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT.
Segundo Artur, a CUT já fez várias lutas contra a cobrança, mas este ano decidiu fazer uma ampla e ousada campanha. “A diferença, este ano, é que decidimos consultar diretamente os maiores interessados para saber o que acham do imposto”, explica. (CUT)

Por: CNTE

Sem comentários:

Enviar um comentário