domingo, 15 de abril de 2012

Neste domingo tem a 6ª edição do Pedal Livre

Fonte: site Nominuto.com

Evento será na Avenida Itapetinga, das 7h às 11h. Os 300 primeiros participantes ganham brindes. A sexta edição de 2012 do programa Pedal Livre, será neste domingo (15), na Avenida Itapetinga, das 7h às 11h.

Lançado em março de 2010, a iniciativa tem o objetivo de estimular a harmonia no trânsito entre os ciclistas e as outras modalidades de veículos que utilizam a via pública na cidade, além de estimular uma prática saudável, econômica e limpa de mobilidade.

O projeto, que já foi implantado também na Av. Afonso Pena em 2011, pretende ainda incentivar a valorização do uso da bicicleta como meio de transporte não poluente e de baixo custo para o usuário.

O programa prevê a implantação de ciclo faixas com cones ao longo da avenida. Os ciclistas terão ainda o apoio de agentes de trânsito e fiscais de transporte da Semob, que estarão na via orientando o fluxo de veículos e garantindo a segurança.
A estrutura contará ainda com distribuição de brindes para os primeiros 300 participantes, sorteio de uma bicicleta e tendas de hidratação com distribuição de água. Os ciclistas contarão ainda com equipes de apoio que estarão à disposição para qualquer informação e ocorrência.

Ambientalmente correta, a popular “magrela”, bike, é reconhecida como um dos meios mais sustentáveis de mobilidade urbana por causa dos benefícios à saúde e à boa forma dos usuários, nas viagens de curta e média distância (6 km).

De acordo com dados do Ministério das Cidades, do Governo federal, existem 60 milhões de bicicletas no país: sendo 43,8% na região Sudeste, 26% no Nordeste, 14,6% na região Sul, 7,4% no Centro Oeste e 8,2% no Norte. Calcula-se que 36 milhões de ciclistas usam a bicicleta nos seus deslocamentos urbanos diário, enquanto 24 milhões utilizam para o lazer.

Em Natal, o Plano de Mobilidade Urbana da Semob levantou que são realizadas em média, 54 mil viagens de bicicletas, o que representa 4% de todas as viagens diárias efetuadas na cidade, incluindo desde veículos convencionais até carroças. Ainda segundo o estudo, a capital potiguar está acima da média nacional em deslocamentos com bicicletas que é de 2,8%.

Sem comentários:

Enviar um comentário