quarta-feira, 18 de abril de 2012

Destaque » Aluno potiguar vira celebridade nos Estados Unidos

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

O potiguar Felipe Madruga, 17, conseguiu destaque ao apresentar o “verdadeiro” Brasil aos americanos; o intercâmbio lhe rendeu até a chave da cidade de Clintonville, em Wisconsin. Ele é potiguar, tem 17 anos de idade, e já é uma celebridade nos Estados Unidos. O que parecia ser apenas mais um intercâmbio de rotina do Rotary Clube Natal, transformou-se numa “missão” para Felipe Augusto Madruga de Sousa. Em Clintonville, pequena cidade do Estado de Wisconsin, ele está estudando para concluir o Ensino Médio (o Senior Year norte-americano), aprimora o seu inglês, mergulha fundo em novas culturas e, o mais importante: apresenta Natal, o Rio Grande do Norte e o Brasil para um desinformado povo do extremo Nordeste dos Estados Unidos.

Para se ter uma ideia do grau de desinformação dos moradores de Clintonville/WI, “muitos aqui achavam que a capital do Brasil era Buenos Aires e que o idioma falado no país era o espanhol. Do Brasil, eles só sabiam sobre o Cristo Redentor, o Carnaval e as favelas do Rio de Janeiro”, revelou Felipe, que conseguiu surpreender muitos professores, estudantes e até políticos da cidade americana ao apresentar o Brasil, através de palestras. “Eles ficaram muitos surpresos quando souberam que o Brasil era formado por 26 Estados e um Distrito Federal”, disse. “Nas apresentações, abordo o Brasil, o Rio Grande do  Norte e Natal, nos aspectos geográficos, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. E falo, também, sobre o estilo de vida dos brasileiros”, completou Felipe Madruga, explicando o conteúdo das  palestras.

Estas apresentações, que teve início num jantar oferecido pelo Rotary Club local, no início do ano, rendeu popularidade ao jovem potiguar, que já deu várias entrevistas a imprensa local. E o interesse natural pela política, desde a época em que presidiu o Grêmio Estudantil do Marista de Natal, levou mais além as aventuras de Felipe neste intercâmbio. “As palestras e as entrevistas na imprensa, aliado ao meu interesse pela política, me renderam convites para palestrar na Prefeitura de Clintonville. Aqui, fui homenageado com a ‘chave da minha cidade’ (gesto simbólico nos Estado Unidos), participei das reuniões entre os secretários municipais e fui a capital do Wisconsin (Madison) me encontrar com um deputado estadual, que me presenteou com a bandeira do Estado do Wisconsin e dos Estados Unidos”, conta.

Felipe aproveitou todas as oportunidades que foram se abrindo para ele, que virou uma espécie de ‘celebridade’ na cidade. “Eu também participei do encontro anual com o governador do Wisconsin, Scott Walker, a Suprema Corte Estadual, Deputados Estaduais, Senadores e empresários americanos”, revela, orgulhoso. “Todas estas oportunidades foram e estão sendo inesquecíveis para mim”, confessou Felipe, que não titubeia ao revelar suas intenções em seu retorno a Natal, provavelmente, em agosto próximo: “a política é uma de minhas paixões, sempre fez parte da minha vida e quero estar sempre envolvido nisso. Quero ajudar a construir o país do futuro, que será o Brasil, com certeza. Não tenho nenhuma dúvida disso”.

Ele espera retornar em agosto próximo, já com o Ensino Médio concluído. “Estou voltando para o Brasil no início de agosto, eu acho. Aqui nos Estados Unidos, eu sou estudante normal, estou fazendo provas e sendo avaliado pelos professores como um aluno norte-americano. Estou cursando o Senior Year, que, no caso, é o último ano do Ensino Médio nos Estados Unidos. Com isso, devo me formar aqui no meio do ano e, provavelmente, terei meu diploma reconhecido pela Secretaria de Educação. Mas, se meu diploma não for reconhecido no Brasil eu vou concluir o Ensino Médio no Marista”, explicou Felipe.

Sem comentários:

Enviar um comentário