quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Dica de Saúde >> Chá Verde, Um Maravilhoso Presente da Natureza!

A Maravilha Natural do Chá verde!

Muito já foi falado e escrito sobre o chá verde e seus diversos benefícios à saúde. Todos sabem que é bom. Porém... POR QUE o chá verde é tão benéfico? Como exatamente ele é bom para o nosso organismo?
 
A história do chá verde começou por volta do ano 2.737 antes da Era Comum, e reza a lenda que o Imperador Shun-Nung, o pai dos tratamentos com ervas medicinais, o descobriu acidentalmente, durante uma viagem. Ao sentar-se para ferver água para beber (como era o costume antigamente), algumas folhas de chá, que flutuavam na água, tingiram-na em tons castanho-esverdeados. O imperador bebeu aquela água e, depois de deliciar-se com o gosto, deu-se conta de que as tais folhinhas flutuantes possuíam importantes propriedades medicinais.
 
Na antiga China, o chá verde era utilizado para curar infecções, dores de cabeça, problemas digestivos, depressão e deficiências de aprendizado. Pesquisas realizadas nos dias de hoje demonstram que o chá verde retarda os problemas que vêm com a idade, mantém os dentes saudáveis, previne inflamações e infecções, auxilia a combater os danos causados pelo sol, previne problemas nos olhos, e até mesmo a retardar o surgimento dos males de Parkinson e Alzheimer.
 
O chá verde e seus nutrientes
 
Todos os tipos de chá, seja preto, verde ou "oolong", vêm da planta denominada "camellia sinensis".
 
A cor do chá depende da quantidade de fermentação pela qual ele passou. O chá "oolong" é parcialmente fermentado; o chá preto é totalmente fermentado e o chá verde não é fermentado. Ele é produzido através da vaporização de folhas frescas em uma alta temperatura. É certo que todos os chás são ricos em antioxidantes. Porém, o chá verde é conhecido por conter grandes quantidades de polifenois, tearubiginas, epicatequinas e catequinas - todos esses tipos de antioxidantes chamados de flavonoides.
 
O chá verde e seus benefícios à saúde:
 
Mantém o coração saudável: O consumo regular de chá verde tem sido apontado como um fator redutor dos níveis de colesterol, especialmente do "ruim" (LDL), o que, no final das contas, contribui para a diminuição dos riscos de doenças e ataques cardíacos.
 
Combate o câncer: As catequinas presentes no chá verde são os flavonoides que lutam contra os radicais livres que danificam o DNA e aumentam o risco de câncer. Considerando-se que o chá verde não passa por grandes processos, as catequinas, especialmente a epigallocatechin-3-gallate (EGCG) está disponível em grandes quantidades.
 
Ajuda a emagrecer: É possível que algo tão simples como beber chá verde ajude a perder peso? Estudos recentes indicam que as catequinas agem no combate ao acúmulo de gorduras e podem ser auxiliares no processo de emagrecimento. Especialistas dizem que esta propriedade sobre as gorduras podem ser benéficas para uma série de problemas relacionados ao estilo de vida, inclusive, obesidade.
 
Reforça o sistema imunológico: Os antioxidantes presentes no chá verde contribuem para reforçar o seu sistema imunológico, mantendo você a salvo de refriados e outros problemas de saúde mais comuns.
 
Conserva os dentes: As catequinas são também bactericidas, daí o motivo pelo qual são tão eficientes no combate às cáries, inflamações nas gengivas e mau hálito. Adicionalmente, elas também reduzem a formação de placas bacterianas.
 
Previne o diabetes: Estudos preliminares indicam que o chá verde pode agir na prevenção ou, pelo menos, no retardamento do diabetes. A mesma pesquisa sugeriu também que o chá verde é muito bom para fazer baixar o nível de açúcar no sangue.
 
Melhora a saúde dos ossos: Pesquisas indicam que o consumo de chá verde auxilia na melhora da densidade óssea e ajuda a reduzir os riscos de fraturas. Também estimula a formação de ossos.
 
Reduz os riscos de ocorrência dos males de Parkinson & Alzheimer: Estudos indicam que os polifenois presentes no chá verde ajudam a concentração, previnem a perda de memória e auxiliam a reduzir o acúmulo de proteinas que danificam o cérebro.
 
Ótimo para a pele: Não apenas como bebida, mas também produtos cosméticos tendo o chá verde como ingrediente são também excelentes para manter a pele firme e com boa aparência. Os antioxidantes do chá verde ajudam a prevenir o aparecimento de rugas.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário