segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Projeto quer despertar interesse do jovem pela apicultura no RN

Apicultura será direcionada a jovens de municípios do Rio Grande do Norte

A apicultura parece ser a aposta que jovens dos municípios do Oeste, Alto Oeste e Mato Grande definiram como meta para driblar o cerco provocado pela falta de chuva no Rio Grande do Norte. Algo semelhante ao que se chamaria de “sucessão familiar” ou profissão hereditária. É que um novo modelo de programa de estímulo à apicultura começou a ser posto em prática em algumas cidades potiguares e que prevê a capacitação de cerca de 100 jovens por meio de um projeto piloto do Sebrae e é identificado como “Apis Jovem Empreendedor”. A iniciativa visa justamente abrir o leque de oportunidades no semiárido norte-rio-grandense e começará por Pau dos Ferros, onde o projeto será lançado na próxima quarta-feira, às 19h, no Instituto Federação de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN).
 
Segundo a assessoria de imprensa do Sebrae, o projeto tem duração prevista de dois anos,  e será iniciado ainda este mês e vai até 2016. A ideia é preservar a atividade, e, ao mesmo tempo, diversificar os produtos das colméias, como o mel, cultivo de pólen, própolis e apitoxina (veneno da abelha), novos nichos de mercado que agregam valor e garante mais renda ao apicultor.
 
“Percebemos que está havendo pouca renovação familiar dentro da atividade e que ainda há certa resistência dos apicultores mais antigos em lidar com os novos nichos de mercado, que agregam valor e geram mais renda. E a nossa ideia é reverter este quadro, fortalecer e manter viva a apicultura potiguar”, explica o gestor do projeto setorial de Apicultura do Sebrae-RN, Lecy Gadelha.
 
Os seis municípios contemplados com o Apis Jovem Empreendedor (Mossoró, Apodi, Ceará-Mirim, Taipu, Touros e João Câmara) concentram as maiores produções de mel abelha do Rio Grande do Norte. Em Mossoró, o trabalho acontece na comunidade da Maisa. Já em Apodi, o trabalho será realizado na Comunidade Córrego.
 
Serão beneficiados jovens com idade entre 18 e 25 anos, que receberão consultoria básica e avançada por meio de uma equipe técnica de consultores do Sebrae estadual. Inicialmente os jovens beneficiados com o Projeto Apis Jovem participam de três missões para conhecer experiências apícolas exitosas. O Rio Grande do Norte conta com mais de nove mil apicultores, dos quais o projeto já atendeu cerca de cinco mil. Atualmente, em torno de 300 estão recebendo consultorias, inclusive para diversificação de produtos.
 
A atividade sofreu baixas significativas e uma brusca queda na produção em função do extenso período de estiagem. No Rio Grande do Norte, a produção apícola concentra-se basicamente nas regiões do Mato Grande, Central e Oeste, onde estão os maiores polos produtores. Os números dão conta ainda de 100 mil colméias e 11 casas de mel registradas junto aos órgãos fiscalizadores.
 
(Com informações do Sebrae)

Sem comentários:

Enviar um comentário