terça-feira, 9 de setembro de 2014

Artigo >> O governo do PT e a sofrida classe média

Fonte: site Carta Potiguar


dilma-rousseff 
Certo dia fiquei ouvindo algumas pessoas nitidamente de classe média discutirem a respeito da Presidente Dilma: “Ahhh nunca mais quero ver a cara suja dela. Eu me mato de trabalhar para sustentar vagabundo com essas bolsas”. Isso pela manhã. Quando foi a noite, novamente tive o (des)prazer de ouvir algo semelhante. Não me aguentei e resolvi escrever esse “desabafo”.

A classe média, principalmente, adora gritar (espernear?) que o governo do PT só governa para “vagabundo”. Quanto à isso, nem me darei ao trabalho de mostrar os dados que tiraram milhões de pessoas da linha da miséria (aqueles que, provavelmente, iriam partir para a violência), movimentaram a economia, os que usam o bolsa-família para complementar a renda etc.. Serei mais específico.

Bem para começar, o “bolsa-carro” (IPI zero) que o governo do PT facilitou para esta classe média parar de depender de ônibus (que é uma porcaria por culpa dos governos estaduais e municipais – e aqui no RN, definitivamente, NÃO é/foi culpa do PT) foi um sucesso para as montadoras, concessionárias e para ela mesma. TRÊS classes que NUNCA passaram fome na vida.

Com a democratização do Ensino Superior (universidades e institutos federais), bem como o investimento pesado nas existentes (quem estudou na UFRN antes de 2005 e estuda hoje sabe muito bem o quão ela desenvolveu), o governo do PT conseguiu colocar gente que jamais sonharia em estudar numa universidade. 

Gente que, apesar das dificuldades enfrentadas por conta do sucateamento do ensino básico (mais uma vez, culpa dos governos estaduais e municipais), foram lá e demonstraram ser tão ou mais esforçados que os oriundos de colégio particular (e nisso eu me incluo). No entanto, por não haver vaga suficiente para esses estudantes, Lula e Dilma facilitaram o acesso desses para as universidades e faculdades privadas através de financiamentos estudantis (FIES, PROUNI etc.). O governo do PT ajudou os pobres (que precisam de ajuda), a classe média (PREGUIÇOSA e BURRA que não estudou para passar numa universidade pública), os donos (milionários) das faculdades privadas e os bancos.

Não percam as contas: as montadoras, concessionárias, bancos, faculdades privadas e a classe média. Cinco classes NADA pobres; seis se contarmos que a classe média foi privilegiada duas vezes.
Vejamos agora o “Minha Casa, Minha Vida”. Esse programa simplesmente é de uma genialidade política, econômica e social de batizar nome de praças, ruas e avenidas aos criadores – ao invés de homenagear militares que nada contribuíram para a democracia/desenvolvimento do nosso país. O programa conseguiu transformar a vida de muita gente que sonhava com a casa própria. Só que, para isso acontecer, Lula e Dilma tiveram que colocar dinheiro nas mãos das??? Tentem adivinhar! Construtoras, imobiliárias e bancos. Três classes bem ricas. A primeira construindo em ritmo frenético, as imobiliárias negociando (venda e aluguel) e os bancos financiando entre 20 e 30 anos. Nessa questão darei mais atenção as duas últimas.

As imobiliárias, como bem sabemos, trabalham com especulação. O que eu quero dizer com isso? Ora, o governo do PT cria uma política para atender a classe pobre que realmente QUER morar na casa. Todavia, a classe média (terceira vez, não se esqueçam!), aproveitando de seu poder aquisitivo, compra casa financiada e as usam para especular. Não bastando utilizar um programa que ela não precisa, ela faz questão de aderir e a explorar quem realmente precisa (alugando e vendendo as casas para os pobres).

Já os bancos (segunda, viram?), por sua vez, com estes longos financiamentos garantem que as pessoas que financiaram as casas e que adquiriram uma dívida de 20 a 30 anos SUSTENTEM o governo INDEPENDENTEMENTE de qual for. Em outras palavras, caso o governo do PT perca, garantirá, mesmo assim, dinheiro para o próximo governo. Por outro lado, a oposição, quando sabe que vai perder, liga o “dane-se, não estou nem aí” e entrega um Estado (como FHC deixou), estado (Rosalba está deixando o RN) e município (Micarla deixou Natal) endividado e quebrado para a próxima gestão. Desta forma, demonstrando (como sempre) que não tem nenhum compromisso com o povo, mas sim com seus próprios bolsos.

Se lembram das contas? Vamos lá: montadoras, concessionárias, bancos (duas vezes), faculdades privadas, construtoras, imobiliárias e classe média (três vezes). Pois bem, o governo do Lula e da Dilma, em 12 anos, mostrou que não governou para uma só classe como foram os governos anteriores desde à época que Cabral descobriu o Brasil. Governou para todos, tentando mostrar o real significado da palavra democracia – ainda que esteja distante de uma democracia plena, mas isso é outro discussão;

E a classe média? Ah, essa é a mais ingrata. E isso porque eu nem quero mencionar no Ciências Sem Fronteiras e bolsas de pós-graduação que são programas que a privilegia, principalmente.

Como disse meu amigo Pedro: “O problema não é odiar a Dilma, é achar que Aécio ou Marina é a solução”. Não devemos martirizar o governo do PT. Pelo contrário. Precisamos sim cobrar e continuar a exigir melhorias. O PT não é e nem deve ser perfeito. Perfeição deixemos para os deuses (que não aceitam críticas de meros mortais).

Diante disso tudo é que eu digo que, pela primeira vez na vida, votarei no PT, votarei em Dilma. Acredito que nosso país tem tudo para continuar se desenvolvendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário