Descobrir uma compra na fatura do cartão de crédito ou um débito na conta bancária que você desconhece pode ser apenas o começo de uma grande dor de cabeça.
O número de 
tentativas de fraudes contra consumidores bateu recorde neste ano, 
chegando a 1,42 milhão até agosto, segundo a empresa de informações 
financeiras Serasa Experian.
Consumidor deve desconfiar de pedidos para confirmar dados
Na divisão por setor, a telefonia -móvel e fixa- lidera, respondendo por 42,3% do total e desbancando serviços (30%), que aparecia na liderança desde o início da medição, em 2010.
Na divisão por setor, a telefonia -móvel e fixa- lidera, respondendo por 42,3% do total e desbancando serviços (30%), que aparecia na liderança desde o início da medição, em 2010.
Bancos e financeiras ocupam a terceira posição (18%), seguidos do varejo (7%).
De acordo com 
Maria Zanforlin, superintendente de serviços ao consumidor da Serasa, os
 dados refletem as dificuldades das empresas em acompanhar a "indústria 
da fraude", que cria novas formas de golpes com mais rapidez do que no 
passado.
"As próprias 
redes sociais contribuem para isso, pois o fraudador obtém dados 
pessoais com mais facilidade. Mas só com o RG e o CPF já dá para criar 
um personagem e fazer um estrago", diz.
Até quem já 
morreu vira alvo. "O processo para cancelar o CPF demora, às vezes tem 
espólio envolvido. Para provar que foi uma fraude é complicado. Tem que 
lavrar boletim de ocorrência, baseado no atestado de óbito."
RIGOR
Para Janaina 
Alvarenga, coordenadora da Apadic (Associação de Proteção e Assistência 
aos Direitos da Cidadania e do Consumidor), falta um controle mais 
rigoroso ao checar as informações apresentadas pelo novo cliente.
"As empresas 
não investem num sistema de segurança efetivo. A fraude só vai acontecer
 quando há falha na segurança, e isso quem tem que prover é o fornecedor
 do serviço", afirma.
Outro problema 
são os entraves na hora de corrigir o erro. "A facilidade que existe 
para contratar o serviço é inversamente proporcional à dificuldade de 
cancelá-lo. Às vezes o cliente só consegue resolver o problema depois de
 apelar para órgãos de defesa do consumidor."
Mas já há uma movimentação de alguns setores para tentar melhorar a fiscalização, aponta Fátima Lemos, assessora técnica do Procon-SP. "Existe uma corrente para fazer com que os serviços sejam mais seguros."
COMBATE
As empresas 
afetadas já se articulam para conter os danos. Segundo a Febraban 
(Federação Brasileira de Bancos), o desafio é "desenvolver formas de 
identificação e autenticação que previnam fraudes sem dificultar o 
acesso aos serviços".
A entidade 
cita, entre as soluções mais recentes, a autenticação biométrica. Ainda 
segundo a Febraban, os casos envolvendo a internet acabam ocorrendo 
porque o cliente é induzido a informar senhas para os criminosos.
A CNC 
(Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) afirma 
que as empresas do setor têm se esforçado para combater as fraudes. 
"Hoje, antes de abrir as portas, as empresas já contratam serviço de 
proteção", diz Miguel Nicoletti, assessor técnico da gerência de 
programas externos.
Já a 
Sinditelebrasil, representante do setor de telefonia, afirmou que "a 
base de serviços de telecomunicações é de mais de 350 milhões de 
acessos, entre telefonia fixa, celular, banda larga e TV por assinatura,
 e essa elevada quantidade de clientes já cria, por si só, 
possibilidades maiores de o setor ser vítima de fraudes".
"A
 empresa de telecom fraudada é vítima, tanto quanto o consumidor, e 
combate essas fraudes com a modernização contínua", completa em nota.
dados oficiais
Procurada, a 
Polícia Federal informou que não possui dados sobre fraudes, pois sua 
atuação diz respeito apenas aos crimes cometidos contra órgãos federais.
Já o 
Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da 
Justiça, diz que "em regra, questões envolvendo fraudes não são captadas
 na análise macro" feita a partir do banco de dados do Sistema Nacional 
de Informações de Defesa do Consumidor, que integra 25 Procons 
estaduais, o do DF e 223 Procons municipais.
UOL
 
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