segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Desgoverno do RN >> Civil e Itep podem antecipar greve para a próxima quinta-feira

Servidores do ITEP pode antecipar greve
Programada para ser iniciada nos primeiros dias do mês de dezembro, o movimento paredista dos servidores do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) e da Polícia Civil pode ser antecipada em uma semana e já deflagrada a partir de quinta-feira, 28, por ocasião de uma nova assembleia geral da categoria.

diretoria do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (SINPOL/RN), preocupada com a possibilidade de retomada de greve, diz que isso poderá ocorrer porque o Governo do Estado não vem avançando no diálogo após a suspensão de uma paralisação de mais de 60 dias no início de outubro, como prometeu a governadora Rosalba Ciarlini, e ainda regride em pontos já acordados.

Após reuniões canceladas e nenhum avanço na audiência da segunda-feira passada, 18, com a cúpula governamental nos pontos pendentes – revisão da tabela salarial dos policiais e envio do projeto que criará Lei Orgânica e Estatuto do Itep para a Assembleia Legislativa – a categoria começa a se deparar também com o descumprimento de vários pontos da pauta que já tinham ficado acordados com a própria chefe do Executivo e o secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado, tais como: nomeação de cerca de 20 concursados por mês (suspenso desde outubro) e extensão do serviço terceirizado de limpeza para todas as delegacias (até onde o serviço já foi implantado há precariedade com a falta de produtos).

O descumprimento, no entanto, atinge cláusulas acordadas com o Estado desde 2011, como bem reconheceu o Estado. Cerca de 50 presos de Justiça continuam sob a custódia irregular de policiais civis em delegacias. Mesmo o Governo tendo se comprometido há mais de dois anos, no Tribunal de Justiça, a apresentar cronograma para execução de obras em cadeias públicas e presídios, isso não ocorreu.

O presidente da comissão governamental, secretário de Administração e Recursos Humanos, Álber da Nóbrega, se comprometeu, somente agora, a fazer a solicitação das informações ao secretário de Justiça e Cidadania, Júlio César, assim como o convocaria para audiência com o Sinpol.

Destaque ainda para a falta de informações concretas a respeito do aparelhamento e informatização das unidades policiais e aquisição de armamentos, coletes, algemas e munições. Não existe levantamento de quantitativos, valores, previsão de compras, apesar de o Governo adotar o discurso de que isso será providenciado em breve até mesmo para que o Rio Grande do Norte cumpra as exigências do programa federal “Brasil mais Seguro”.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

Sem comentários:

Enviar um comentário