terça-feira, 26 de novembro de 2013

Cultura >> Festival Goiamum presta uma homenagem às mulheres

Maior evento de cinema do RN começa oficialmente hoje com exibições de filme, oficinas, palestras, encontros e mostra competitiva; temática desta edição é voltada para a realidade feminina


DO NOVO JORNAL


O maior evento de cinema do Rio Grande do Norte - o Goiamum Audiovisual - começa oficialmente hoje, levando para o público a oportunidade de vivenciar o universo da produção cinematográfica nacional e internacional das mais diversas formas até a próxima sexta-feira. Unindo mais de trinta horas de exibição, além de oficinas, palestras, encontros e a mostra competitiva, o evento chega à sua sétima edição inserido dentro da programação do Natal em Natal 2013 e tendo como palco o campus do IFRN da Cidade Alta.

A mulher ganha destaque no festival com filmes que tratam da realidade feminina e seus desafios, da luta pela humanização do parto à superação dos preconceitos. Entre os filmes que serão exibidos, está “O Renascimento do Parto”, às 20h30 da próxima quinta-feira, sempre no IFRN Cidade Alta, local que vai sediar pelo segundo ano consecutivo todas as ações do festival. Logo após a exibição do filme, haverá um debate com o diretor da produção, o brasiliense Eduardo Chauvet.

“Esse filme circulou em vários lugares e foi até para Mossoró, mas não tinha sido exibido ainda em Natal. Acho que vai ser um momento muito interessante”, avaliou a diretora geral do Goiamum, Keila Sena. O vencedor do 4º CURTA GOIAMUM ganhará como prêmio a viabilização para um projeto inédito que deve ficar pronto até o segundo semestre do ano que vem e estrear na próxima edição do festival. A parceria foi firmada com a Mangue Filmes, produtora que vai ceder cinco diárias com equipamento, transporte e equipe para gravar a nova história.
Além da estrutura para as gravações, a Mangue Filmes também vai disponibilizar 40 horas em ilha de edição para que o curta seja finalizado. Um serviço que, ao todo, custa R$ 20 mil sairá de graça ao premiado como melhor curta potiguar da mostra. “Ele vai estar livre para trabalhar o seu filme da melhor forma que achar. Esse é um tipo de premiação que já vem sendo usada em outros festivais pelo país a fora”, conta Keila Sena.

Os oito curtas selecionados para a mostra potiguar foram: “Estrondo”, de Ygor Felipe, “Abraço de Maré”, de Victor Ciriaco, “Noturnos”, de Carito Cavalcanti, “Mamucaba”, de Anderson Legal, “Fala Comigo”, de Eli Santos, “Bolou”, de Rodrigo Sena, “Azul”, de Felipe Américo e “Sustento Ferro”, de Humberto Luiz.

O co-diretor do festival, William Hinestrosa também é um dos convidados para ministrar oficinas nesta edição. A primeira aula do curso denominado “O Curta – Distintas Narrativas” foi realziada na última terça-feira, 19, para os 11 alunos selecionados.

Sobre o Goiamum, William percebe uma característica muito própria. “Há uma preocupação grande com o engajamento que o audiovisual deve ter, é muito ligado às discussões sobre políticas públicas, e isso é fundamental, principalmente em uma cidade como Natal. É muito pertinente”, define ele, que também é um dos responsáveis pelo Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, tido como o mais importante do gênero na América Latina.

A sétima edição do Goiamum Audiovisual continua com toda a programação pública e gratuita, promovendo o tripé formação, exibição e mobilização do segmento audiovisual, com atividades de exibições para crianças e adultos, além de formação de atores para audiovisual. A programação completa com todas as oficinas e exibições, estão disponíveis no site do Festival (goiamumaudiovisual.com.br) ou na página oficial do evento no facebook (facebook.com/goiamum).

Sem comentários:

Enviar um comentário