quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Educação >> Escolas anunciam calendário para 2014

Aulas do próximo ano terão início em janeiro, na maior parte das instituições

Em decorrência dos jogos da Copa do Mundo de Futebol, que em 2014 serão sediados no Brasil, e em obediência à Lei Geral da Copa, o calendário das instituições de ensino para o próximo ano será diferenciado. Com as mudanças, o recesso entre o primeiro e o segundo semestres letivos deve coincidir, tanto nas redes pública quanto particular de ensino. Para isso, o período de planejamento escolar e o início das aulas serão antecipados.

No caso das escolas do Estado, no entanto, a Jornada Pedagógica entre Secretaria de Educação e Direds será realizada entre os dias 4 e 7 de dezembro deste ano e nos dias 17 e 18 ocorrerá a Jornada Pedagógica entre a 12ª Dired e as escolas da circunscrição. Já as aulas terão início em 22 de janeiro.

As escolas particulares, por sua vez, têm duas opções de início das aulas, sugeridas pelo Sindicato das Escolas Particulares do Estado do Rio Grande do Norte (SINEPE/RN), como informa o delegado local da entidade, Genésio de Sousa Filgueira Neto. A primeira opção é de que as aulas comecem em 27 de janeiro e a segunda alternativa estipula como data inicial o dia 3 de fevereiro. A escolha, no entanto, ficará a critério de cada diretor, pois o importante é que se cumpram os 200 dias letivos. Segundo Filgueira Neto, há, inclusive, diretores cogitando a possibilidade de iniciar as atividades em 14 de janeiro.

Pela primeira vez em muitos anos, as escolas particulares terão um período maior de recesso entre os dois semestres letivos. O delegado sindical informa que as férias serão de 12 de junho a 13 de julho.

Com relação ao término do ano letivo de 2014, ele informa que o calendário ainda não foi concluído, mas a previsão é de que as atividades se estendam até janeiro de 2015. Para este ano, as instituições de ensino privadas já se preparam para a conclusão do cronograma e, de acordo com Filgueira, devem iniciar as provas finais já na próxima semana.

MATRÍCULAS
As matrículas para alunos com necessidades educacionais especiais do município estão abertas e podem ser realizadas até o dia 30 de novembro. De acordo com Iêda Chaves, em dezembro será a vez dos pais dos alunos veteranos renovarem as matrículas de seus filhos e em janeiro é o momento para matrícula de novatos.

Sem comentários:

Enviar um comentário