sábado, 23 de novembro de 2013

Potiguares são convocados para o Dia Nacional do Doador de Sangue

Na próxima segunda-feira (25), comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue e o Hemonorte terá uma programação especial para homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente.

 A abertura do evento será às 9h e contará com a presença do Secretário Adjunto da Saúde Pública, Marcelo Bessa, e da Diretora Geral do Hemonorte, Linete Rocha.

 Para iniciar as atividades haverá apresentações do coral “Infância do Amor Divino”, do Colégio Nossa Senhora das Neves, e do Ballet do Studio Corpo de Baile. Em seguida, será realizado um sorteio de camisas oficiais dos Clubes de Futebol ABC, América e Alecrim, ao som do DJ Mário Souza, com a presença da Miss RN 2013, Cristina Alves.

De acordo com a chefe do Departamento de Apoio Técnico, Rosemary Oliveira, “25 de novembro é a maior festa da hemoterapia no Brasil. É uma forma de valorizar e reconhecer esses anônimos que salvam vidas, deslocando-se de suas casas e de seu trabalho várias vezes ao ano, para nos ajudar a cumprir nossa missão e devolver alegria ao paciente. É uma festa de confraternização entre doadores, pacientes, funcionários e parceiros”, disse Rosemary.
 
QUEM PODE DOAR?
Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. 

Para os menores de 18 anos, é necessário autorização formal dos pais ou responsável, além do documento de identificação oficial.

O Ministério da Saúde através da portaria nº 2.712, de 12/11/2013, ampliou a idade máxima para doação de sangue de 67 para 69 anos, o que deve elevar em dois milhões o numero de coletas em todo País.

Fonte: Jornal de Fato

Sem comentários:

Enviar um comentário