quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Estudante da Ufersa fica com primeiro lugar do Prêmio Jovens Cientistas 2013

Vencedores foram anunciados ontem em Brasília; estudante da Ufersa se destacouVencedores foram anunciados ontem em Brasília; estudante da Ufersa se destacouO estudante José Leôncio de Almeida Silva, do curso de Agronomia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), ficou com o primeiro lugar do XXVII Prêmio Jovens Cientistas 2013 na categoria Estudante do Ensino Superior. O anúncio foi feito ontem pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília (DF).
 
edição tinha como tema "Água - desafios da sociedade" e premiou estudantes e jovens pesquisadores, escolas e universidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraná e Pará que contribuíram para os avanços tecnológicos, sociais, econômicos e sustentáveis dos recursos hídricos nacionais.
 
O estudante Leôncio Almeida apresentou o projeto "Mistura de águas salinas como alternativa para a irrigação e produção de forragem no semiárido nordestino", que tem como orientador o professor doutor José Francismar de Medeiros. Segundo o docente, o projeto apresenta a possibilidade do uso da água salobra da região para a produção agrícola.
 
"A predominância da região é de água salobra, especialmente nesses anos de seca. Se tem somente ela disponível, precisa ser utilizada para a produção. Dessa forma, procuramos elaborar uma mistura dessa água com a comum para garantir essa produção", explica. O experimento foi aplicado para o milho e sorgo e ficou constatado que os níveis salinos influenciaram em algumas variáveis, mas os teores de proteína na planta não tiveram variação em função do aumento da salinidade.
Durante o anúncio do prêmio, o estudante destacou a importância do projeto para colaborar com a capacidade produtiva de alimentos. "Nós conseguimos uma economia em torno de 85% na agricultura local. Desta forma, nossa intenção é tornar viável esta pesquisa para a região que sofre com a falta de recursos hídricos", afirmou.
 

O aluno concorreu com outros 301 projetos nas seguintes linhas de pesquisa: gestão inovadora aplicada à gestão ambiental, tecnologias para despoluição, ecotecnologias no tratamento, esgotos domésticos, águas pluviais e despoluição, uso racional e eficiente, uso de tecnologias de sensoriamento remoto na avaliação dos recursos hídricos, uso da água e da energia e aplicação de tecnologias inovadoras, uso de membranas no tratamento, gerenciamento no meio urbano, eventos hidrológicos extremos e sistemas de alerta, e impactos das mudanças climáticas nos recursos hídricos. A cerimônia de entrega da premiação será realizada pela presidenta Dilma Rousseff no próximo mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário