Acesso à Internet, como através de tablet, é maioria em operações bancáriasAs
operações bancárias por dispositivos móveis - mobile banking (celular e
tablets) e pela internet já respondem por mais da metade das operações
no Brasil, conforme levantamento da Federação Brasileira de Bancos
(Febraban) realizada com cinco instituições bancárias – Banco do Brasil,
Bradesco, HSBC, Itaú Unibanco e Santander. No primeiro semestre de
2013, a participação média mensal dos canais internet e mobile foi 51%,
ante 46% no primeiro semestre de 2012.
Segundo a Febraban, a maior
responsável pelo aumento da relevância dos meios digitais nos últimos
anos é a plataforma para dispositivos móveis (mobile), composta pelos
aplicativos de bancos instalados em smartphones e tablets. Entre junho
de 2012 e junho de 2013, a participação do canal mobile subiu de 3% para
6,2% do total de transações na amostra dos cinco bancos selecionados. A
quantidade de transações no canal mobile nesse mesmo grupo passou de
244 milhões, no primeiro semestre de 2012, para 822 milhões, no mesmo
período do ano seguinte – um aumento de 237%. Em um dos bancos
pesquisados, a participação do mobile já chega a 10% das transações
totais.
A Febraban faz algumas orientações quanto a segurança no
uso dos smartphones e internet para acesso a transações bancárias. Uma
sugestão é, ao comprar um aparelho usado, restaurar as configurações
originais do produto para que ele volte a funcionar com o padrão de
segurança estabelecido pelo próprio fabricante. Também é importante
evitar a compra de celulares que tenham sofrido jailbreak, ou seja,
desbloqueados ilegalmente, pois essa prática pode impedir a atualização
do sistema operacional e, assim, prejudicar segurança do usuário, diz a
Febraban
A federação dos bancos alerta também para a importância dos programas de proteção contra software malicioso (malware). Dependendo do sistema operacional do aparelho, como Android ou iOS, há diversas opções de ferramentas de segurança, como Avast e Norton.
Há
ainda vários aplicativos que armazenam dados de forma criptografada.
Como os dispositivos móveis são mais suscetíveis a perda ou roubo, a
Febraban também orienta que se façam cópias (backups) dos dados
guardados no aparelho, como fotos e contatos. Para smartphones e
tablets, a Febraban orienta os usuários a ativarem a opção de exclusão
dos dados do aparelho, em caso de tentativas de acesso com senha
incorreta; e, se possível, habilitarem a função de geolocalização para
que o dispositivo seja encontrado e bloqueado à distância.
Além
desses cuidados, os clientes devem ficar atentos aos sites falsos, que
costumam solicitar muitas informações confidenciais, justamente porque
precisam delas para acessar as contas de clientes. A federação lembra
que fraudadores costumam utilizar a “técnica da ansiedade”, que supõe a
necessidade de o cliente atualizar os dados com rapidez, sempre impondo
uma condição: se você não atualizar seus dados agora, sua conta será
cancelada.
Para não cair em armadilhas, a Febraban orienta que os
usuários conheçam bem o site de seu banco, tentando memorizar a
aparência da página do cliente e a sequência da inserção de senhas
solicitadas. A entidade também recomenda que os clientes acompanhem os
lançamentos nas contas bancárias e, caso seja constatada alguma
anormalidade, entrem em contato imediatamente com o banco para informar o
ocorrido.
(Agência Brasil)
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