Academia de musculação: filão de negócio crescenteA
busca por um corpo perfeito ou por uma vida mais saudável tem promovido
um verdadeiro boom na quantidade de academias no Brasil. Em apenas
cinco anos, o setor teve um crescimento de 133%. Em 2007, eram 9,3 mil
micro e pequenas empresas atuando nesse ramo, em 2012, esse número pulou
para 21,7 mil.
“Há dois fatores para esse aumento no volume de
academias. O primeiro deles é a busca por uma melhor qualidade de vida,
mais saudável. E o segundo é o aumento de renda. Essa união gerou muitas
oportunidades”, destaca Luiz Barretto, presidente do Sebrae.
A
depender dos empreendedores brasileiros, a atividade tem tudo para
continuar impulsionando os pequenos negócios no país. É o que mostram os
acessos contabilizados em setembro no portal do Sebrae, que reúne uma
seleção de ideias de negócios e ramos nos quais o potencial empreendedor
pode investir. Academia de Ginástica foi a ideia mais procurada pelos
usuários, com 2.380 visualizações, seguida de Empresa de Alimentos
Congelados – 1.637 acessos.
Dicas para montar uma academia:
-
Para se tornar mais competitivo, é importante dimensionar o conjunto de
serviços que serão agregados e avaliar o custo-benefício desses
serviços.
- Investir na qualidade do serviço e tornar o ambiente
agradável. Contratar profissionais atenciosos, respeitosos e
interessados pelo cliente e oferecer comodidades adicionais, a exemplo
de estacionamento.
- Procurar fidelizar a clientela com ações de
pós-venda, como: remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos
serviços e novos produtos ofertados, contato telefônico lembrando
eventos e promoções.
- A presença do proprietário em tempo integral é fundamental para o sucesso do empreendimento.
-
É vital participar de feiras e eventos que reúnam expositores do
segmento, a fim também de estabelecer contato com novos fornecedores e
práticas.
- Distribuir bem os horários para ampliar o alcance do público.
- Oferecer uma boa variedade de opções de modalidades individuais e coletivas para homens e mulheres.
- Inscrever a equipe em eventos esportivos públicos (maratonas, corridas e torneios).
-
Avaliar a oportunidade de instalar no local loja de roupas e artigos de
ginástica, salão de beleza, loja de suplementos, lanchonete, etc.
- Avaliar constantemente o benefício de terceirizar serviços (médicos, informática, limpeza) para melhorar a lucratividade.
- Investir com frequência em marketing.
- Contratar bons profissionais.
- Trabalhar com especialistas.
- Manter uma programação diversificada para todas as idades.
- Renovar a programação pelo menos a cada três meses.
-
Supervisionar adequadamente o trabalho dos professores para assegurar a
atenção a todos os alunos democraticamente, evitando a formação das
chamadas "panelinhas".
- Formar um grupo de alunos antes mesmo da inauguração.
- Firmar convênios com escolas, condomínios e empresas, oferecendo demonstração de aulas.
- Manter trabalhos voltados para o público de terceira idade.
-
Definir uma boa estratégia de preços para conquistar market share sobre
os competidores mais caros, observando que qualquer pressão desses
concorrentes para baixar os preços pode forçar você a baixar os seus
também.
Fonte: Agência Sebrae
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