sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Vida saudável >> Número de academias aumenta 133% em cinco anos

Academia de musculação: filão de negócio crescenteAcademia de musculação: filão de negócio crescenteA busca por um corpo perfeito ou por uma vida mais saudável tem promovido um verdadeiro boom na quantidade de academias no Brasil. Em apenas cinco anos, o setor teve um crescimento de 133%. Em 2007, eram 9,3 mil micro e pequenas empresas atuando nesse ramo, em 2012, esse número pulou para 21,7 mil.

“Há dois fatores para esse aumento no volume de academias. O primeiro deles é a busca por uma melhor qualidade de vida, mais saudável. E o segundo é o aumento de renda. Essa união gerou muitas oportunidades”, destaca Luiz Barretto, presidente do Sebrae.

A depender dos empreendedores brasileiros, a atividade tem tudo para continuar impulsionando os pequenos negócios no país. É o que mostram os acessos contabilizados em setembro no portal do Sebrae, que reúne uma seleção de ideias de negócios e ramos nos quais o potencial empreendedor pode investir. Academia de Ginástica foi a ideia mais procurada pelos usuários, com 2.380 visualizações, seguida de Empresa de Alimentos Congelados – 1.637 acessos.

Dicas para montar uma academia:
- Para se tornar mais competitivo, é importante dimensionar o conjunto de serviços que serão agregados e avaliar o custo-benefício desses serviços.

- Investir na qualidade do serviço e tornar o ambiente agradável. Contratar  profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente e oferecer comodidades adicionais, a exemplo de estacionamento.

- Procurar fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como: remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, contato telefônico lembrando eventos e promoções.

- A presença do proprietário em tempo integral é fundamental para o sucesso do empreendimento.

- É vital participar de feiras e eventos que reúnam expositores do segmento, a fim também de estabelecer contato com novos fornecedores e práticas. 

- Distribuir bem os horários para ampliar o alcance do público.

- Oferecer uma boa variedade de opções de modalidades individuais e coletivas para homens e mulheres.

- Inscrever a equipe em eventos esportivos públicos (maratonas, corridas e torneios).

- Avaliar a oportunidade de instalar no local loja de roupas e artigos de ginástica, salão de beleza, loja de suplementos, lanchonete, etc.

- Avaliar constantemente o benefício de terceirizar serviços (médicos, informática, limpeza) para melhorar a lucratividade.

- Investir com frequência em marketing.

- Contratar bons profissionais.

- Trabalhar com especialistas.

- Manter uma programação diversificada para todas as idades.

- Renovar a programação pelo menos a cada três meses.

- Supervisionar adequadamente o trabalho dos professores para assegurar a atenção a todos os alunos democraticamente, evitando a formação das chamadas "panelinhas".

- Formar um grupo de alunos antes mesmo da inauguração.

- Firmar convênios com escolas, condomínios e empresas, oferecendo demonstração de aulas.

- Manter trabalhos voltados para o público de terceira idade.

- Definir uma boa estratégia de preços para conquistar market share sobre os competidores mais caros, observando que qualquer pressão desses concorrentes para baixar os preços pode forçar você a baixar os seus também.

Fonte: Agência Sebrae

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