domingo, 12 de janeiro de 2014

Desafio >> 24 horas de quadrinho



Quadrinistas potiguares aceitam o desafio de escrever, desenhar e publicar uma revista com 24 páginas em apenas um dia de trabalho

DO NOVO JORNAL


Quanto tempo você levaria para escrever, desenhar e publicar na internet uma revista em quadrinhos com 24 páginas? 24 horas são suficientes? Para Aureliano Medeiros, Luiza de Souza e AnaLu Medeiros vai ter que ser. Os três potiguares participarão do desafio nacional “24 Horas de Quadrinho”, que será realizado no próximo sábado, 18, a partir de meio dia, reunindo quadrinistas de todo o país em uma grande teia criativa online.
A ideia de produzir uma revista de quadrinhos com 24 páginas em um único dia surgiu nos EUA, na década de 90, pelas mãos do quadrinista Scott McCloud, a partir de um desafio com outro quadrinista, e desde então ganhou vários adeptos no mundo inteiro.

Tanto que a estudante de Artes Plásticas na UFRJ Sirlanney Nogueira, 29, se perguntava por que o Brasil era um dos poucos países que ainda não havia se movimentado nesse sentido. Foi quando resolveu lançar o desafio entre um grupo de amigos, de forma experimental.

“No dia em que criei um grupo no facebook para organizar a ideia, já tinha mais de 100 membros de todos os lugares do Brasil interessados em participar”, conta, afirmando que, por enquanto, o número confirmado é um pouco mais modesto, mas ainda não foi fechado completamente, visto que falta uma semana para o evento.

“Estamos esperando que com o decorrer da semana mais pessoas confirmem”, diz. Por enquanto, além da presença potiguar, ela conta que quadrinistas de Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco também confirmaram participação.

Para fazer parte do desafio, o interessado deve ter um blog, tumblr ou outra plataforma online na qual possa publicar em tempo real as páginas que forem desenhando, lembrando-se de mandar todos os links para a comissão organizadora, através da página oficial do evento (facebook.com/24hcdbrasil).

A confirmação da participação deve ser realizada até a manhã do próximo sábado, através do e-mail: 24horasdequadrinho@gmail.com. Além disso, o tumblr do evento - 24horasdequadrinho.tumblr.com/ - também vai publicar as páginas que forem sendo enviadas.
 

A principal regra é não pensar a história antes do desafio - no máximo o quadrinista pode definir o tema que deseja explorar. Todo o quadrinho precisa ser criado do sábado para o domingo. Os participantes também estão livres para preencher as 24 páginas com quantas histórias quiserem.

Sirlanney diz que para aguentar a maratona ela tratou de arranjar um espaço descontraído para ficar na companhia de amigos e demais interessados em quadrinhos, e indica que as pessoas façam o mesmo.

“Eu já tive experiências de desenhar sozinha e achei um pouco solitário, então arranjar um espaço legal é bom porque também pode estimular outras pessoas que passam por lá, seja para desenhar também ou para trocar ideia”, argumenta.

Não serão permitidos quadrinhos criados em dupla ou grupo. Todas as histórias precisam ser produzidas individualmente. “Sério, muito do que eu faço hoje eu devo a esse desafio, e se você é bom no roteiro, mas não gosta de desenhar, essa é justamente a hora para você arriscar e ampliar suas habilidades”, frisa.

Tendo consciência de que o desafio é pesado, ela comenta que seu recorde máximo foram 14 páginas em 14 horas. “No meu processo normal, crio uma página por dia. Não é fácil imaginar a história, colorir (se for o caso), escanear e publicar. Acho que muitas pessoas vão começar, mas quero ver quantas vão conseguir chegar até o fim”, afirma, dizendo também que, no final da maratona, todas as histórias serão publicadas completas no tumblr do evento.

Ela também esclarece que o dia mundial do desafio ocorre em outubro. A versão do próximo sábado é um desafio para que o Brasil também participe do mundial este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário