sábado, 18 de janeiro de 2014

UFRN, UFERSA e IFRN iniciam cadastramento e matrícula dos aprovados >> Matrículas para aprovados no SiSU vão até terça-feira

Aprovados têm até 3ª feira para realizar matrícula. É preciso estar atento às datas, pois cada instituição tem calendário específico. Foto: Heracles Dantas

Aprovados têm até 3ª feira para realizar matrícula. É preciso estar atento às datas, pois cada instituição tem calendário específico.

Os candidatos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para uma das vagas oferecidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), devem começar a comparecer nesta sexta-feira (17) para fazerem suas matrículas e garantirem suas vagas nas instituições. Passado o final de semana, as matrículas retornam na segunda (20) e vão até a terça-feira (21).

Cada instituição tem um calendário específico para determinados cursos, por isso é preciso estar atento ao local, horário e aos procedimentos para matrícula. Quem não comparecer à instituição nas datas previstas perderá a vaga e estará automaticamente fora do processo. Os alunos que irão estudar nos campi de Natal e Macaíba da UFRN devem comparecer das 8h às 11h30 ou das 13h30 às 17h no prédio anexo ao Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) da UFRN, próximo à Praça Cívica do campus Natal.

A data de ontem, 17, no período da manhã, foi reservada para os aprovados nos cursos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Estatística, Física, Geofísica, Geologia, Matemática, Meteorologia, Pedagogia, Química, Química do Petróleo, Serviço Social e Turismo. À tarde deverão comparecer os aprovados para Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências e Tecnologia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Tecnologia da Informação e Zootecnia.

Durante a manhã da segunda-feira (20) será a vez dos aprovados para os cursos de Artes Visuais, Ciências Sociais, Comunicação Social, Filosofia, Geografia, História, Letras e Psicologia. À tarde, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Aquicultura, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde, Gestão Hospitalar, Nutrição, Medicina e Odontologia.
 
Já o último e terceiro dia de cadastramento, terça-feira (21), será reservado para os retardatários de todos os cursos. O responsável pela pró-reitoria de Graduação da UFRN, Adelardo Medeiros, reforça a necessidade de todos os novos alunos comparecerem em suas respectivas datas.

“Desde o ano passado estamos fazendo o processo de cadastramento junto com a matrícula. O aluno se apresenta com todas as documentações e depois é encaminhado para fazer a matrícula nas disciplinas do curso. É importante que a pessoa venha na data reservada para o seu curso, de modo a evitar que haja formação de filas longas e demora no atendimento”, explicou Medeiros.

O pró-reitor de Graduação ainda afirma que é necessário que o aluno compareça à instituição portando o diploma de conclusão do Ensino Médio, quitação eleitoral, quitação militar (para os homens), cópias do RG e CPF. Caso o candidato se apresente através de um procurador, o representante deverá portar, além de todas essas documentações, uma declaração oficial. Aos alunos cotistas, também se faz necessário apresentar documentos que comprovem a especificidade da cota.

Os alunos que cursarão suas graduações em Caicó, Currais Novos e Santa Cruz devem se dirigir, nos dias 20 e 21, das 8h às 11h e das 14h às 17h, ao Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (Ceres), nos campi de Caicó e Currais Novos, e à Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), em Santa Cruz, respectivamente.

Fila, sol e sorriso no rosto
A fila no Campus Central da UFRN começou a se formar nas primeiras horas desta sexta-feira (17). Para quem passou um ano todo estudando com bastante reforço, acordar cedo mais um dia e enfrentar uma fila debaixo do sol de verão não foi sacrifício. Amigas, xarás e calouras, Renata Alves e Renata Augusta, que cursarão Publicidade e Direito na UFRN, respectivamente, se mostraram muito felizes nessa nova etapa de suas vidas, conquistada aos 17 anos.

UFERSA e IFRN
As matrículas para os aprovados nos cursos da UFERSA também acontecerão entre os dias 17 e 21 de janeiro, no horário das 8h às 18h. Os estudantes deverão comparecer nesse período ao campus em que foram aprovados – Angicos, Caraúbas, Pau dos Ferros e Mossoró.

No IFRN, que também estará com matrículas abertas no mesmo período, os candidatos aprovados deverão se dirigir à diretoria de acadêmica responsável pelo curso, no Campus Natal-Central. Para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Comércio Exterior, Gestão Pública e Redes de Computadores, as matrículas devem ser feitas na Diretoria Acadêmica de Gestão e Informática. Para Gestão Ambiental, na Diretoria de Recursos Naturais. Já para o curso de Construção de Edifícios, na Diretoria de Construção Civil.

Sem comentários:

Enviar um comentário