sábado, 18 de janeiro de 2014

Programa de cisternas >> Água boa de beber para o povo do sertão.

Até o final de 2013, foram entregues 425.109 cisternas. Até 2015 serão mais R$1 bilhão em investimentos e mais 134 mil cisternas concluídas. Combater a seca e levar água aos brasileiros é uma ação de sobrevivência e cidadania.

Imagem: Palácio do Planalto
Até o final de 2013, foram entregues 425.109 cisternas. Até 2015 serão mais R$1 bilhão em investimentos e mais 134 mil cisternas concluídas. 
 
Combater a seca e levar água aos brasileiros é uma ação de sobrevivência e cidadania. 
 Para consumo das famílias, serão construídas cisternas de placa de cimento, com capacidade para abastecer uma família com cinco pessoas por até 8 meses. As tecnologias de apoio à produção agrícola podem ser cisternas do tipo calçadão, de enxurrada, telhadão ou aprisco, além de barragens subterrâneas, barreiros lonados e barreiros trincheira. 
 
“A política de cisternas vem contribuindo para modificar a área rural no Semiárido. A água é um instrumento importante porque ela é infraestrutura para qualquer relação de produção num espaço onde se tem pouca pluviometria, como é o caso daquela região”, afirma a diretora do Departamento de Fomento e Estruturação da Produção do MDS, Francisca Rocicleide da Silva. 
Realizadas a partir do novo marco legal do Programa Cisternas, estas contratações aumentarão a capacidade operacional e de execução dos recursos. Desde o fim de 2013, foi autorizada a dispensa de licitação para entidades sem fins lucrativos já credenciadas por cinco anos pelo ministério para implantação do programa. 

Os convênios foram realizados a partir de projetos e valores por unidade entregue. Além do processo mais simplificado, é possível acompanhar online a execução da entrega das cisternas e, ao mesmo tempo, localizá-las por meio de uma ferramenta de georreferenciamento na internet.

Fonte:  Portal Brasil com informações do MDS
 

Sem comentários:

Enviar um comentário