O Instituto Nacional de Colonização e
Reforma Agrária no Rio Grande do Norte (INCRA-RN) e o Movimento de
Educação de Base (MEB) irão alfabetizar 1.200 pessoas no Estado a partir
do primeiro semestre deste ano. A parceria trata de atender jovens,
adultos e idosos, de assentamentos ou acampamentos de municípios
potiguares, no Curso de Alfabetização e Escolarização do Nível
Fundamental para os anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O convênio foi celebrado por meio do Programa Nacional de Educação para
Reforma Agrária (PRONERA) do Incra e publicado no Diário Oficial da
quinta-feira, 16.
Ao todo, serão organizadas 60 turmas, cada uma com 20 alunos ao
máximo, durante 24 meses. O Incra investirá recursos no valor R$
2.878.323,00 e contará com contrapartida de R$ 30 mil do MEB. O
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), outro parceiro no
curso de alfabetização, está formado as turmas nos Territórios do
Açu/Mossoró, Sertão do Apodi, Mato Grande, Potengi, Trairi, Terra dos
Potiguaras e Agreste Litoral Sul.
Todos os futuros estudantes devem ser do público do Pronera e só
poderão efetuar as matrículas após a validação do Incra, em que constam
seus devidos cadastramento na autarquia agrária. O passo seguinte, de
acordo com o superintendente do Incra/RN, Valmir Alves, é o de se reunir
com os representantes do MEB para definir os critérios para contratação
dos alfabetizadores, 60 ao todo, e realizar a capacitação desses
professores.
A maioria das turmas estará localizada na zona rural, para que o
aluno tenha acesso facilitado à sala de aula. A expectativa é de que o
curso se inicie a partir de março.
DADOS EDUCACIONAIS EM ASSENTAMENTOS
Para justificar a apresentação de uma proposta de alfabetização para o
público do Pronera no Rio Grande do Norte, o MEB utilizou números dos
dados educacionais dos assentamentos, uma pesquisa realizada pelo Incra
em 2010. Naquele período, de acordo com a pesquisa, o Estado possuía
19.913 famílias assentadas, com um percentual de analfabetos de cerca de
19%.
A ação educativa, voltada para a superação do analfabetismo e a
escolarização no meio rural, busca atacar a alta taxa de analfabetismo e
de distorção de idade e série nos locais apontados pelo levantamento do
Incra realizado em 2010.
Ainda segundo Valmir, a superação do analfabetismo e a continuidade
dos estudos colaboram para o desenvolvimento sustentável nas áreas da
reforma agrária, como também nos territórios da cidadania, o que
proporciona benefícios econômicos, sociais e ambientais.
Fonte: Jornal Gazeta do Oeste
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