domingo, 7 de setembro de 2014

Alerta >> Reservatórios de água poderão entrar em colapso até o final do ano

Vendo aproximar-se o final do terceiro ano consecutivo de estiagem na região, o pequeno agricultor da região Oeste do Estado tem motivos de sobra para se preocupar.

Meteorologia não aponta chuvas que possam resolver o problema do homem do campo até o final do ano

O meteorologista Gilmar Bistrot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), não aponta boas notícias para os próximos meses para o trabalhador rural de Mossoró e região.
 
"Por enquanto, esse cenário aí presente permanecerá durante os meses de setembro, outubro e novembro, meses que são os mais secos do ano na região, mesmo que ocorram algumas chuvas, estas não serão suficientes para alterar tal cenário", informou.
 
Para o ano que vem, segundo Bistrot, ainda não há como se fazer alguma previsão: "Como estamos no princípio de setembro, no final do inverno no Hemisfério Sul, as informações referentes às variáveis oceânicas/atmosféricas ainda não podem ser utilizadas para realizar qualquer prognóstico para o período chuvoso de 2015".
 
O meteorologista informou que somente a partir do início de outubro é que se pode iniciar estudos sobre a previsão de chuvas para o ano que vem, quando terão as informações mais precisas sobre as temperaturas dos oceanos Pacífico e Atlântico, que influenciam diretamente nas chuvas no Nordeste do Brasil.

Fonte: Jornal O Mossoroense

1 comentário:

  1. Temos que construir Cisternas, Cisternas e mais Cisternas, e de forma Emergencial, para aproveitar o máximo de água das poucas pancadas de chuvas que poderão vir a ocorrer.
    Aqui fala quem carregou galões de água salobra no lombo, por mais de 1KM de distancia, para não morrer de sede..

    ResponderEliminar