Escambito
reúne artistas de todo o RN
O final de semana será de muita arte
popular e teatro de rua em Janduís, com a realização
do Escambito Raízes, evento cultural que tem a finalidade
de celebrar o aniversário de 19 anos da Companhia Cultural
Ciranduís.
Até domingo, o município oestano vai receber grupos artísticos de Caicó, Santa Cruz, Umarizal, Messias Targino, Campo Grande, Governador Dix-sept Rosado, Lucrécia e Upanema. Ao todo, cerca de 100 artistas deverão participar dessa atividade.
De acordo com o presidente da Fundação Municipal de
Cultura (FUNCULT), Lindemberg Bezerra, o Escambito faz menção
ao Escambo Popular Livre de Rua, movimento cultural criado em Janduís
nos primórdios dos anos noventa. Ele aponta que o evento
pretende discutir as políticas públicas culturais,
promover a interação entre os artistas dos vários
municípios envolvidos e proporcionar à comunidade
local acesso aos bens culturais.
O presidente da Funcult ressalta que Janduís já fez adesão ao Sistema Nacional de Cultura e, atualmente, está elaborando o seu Plano Decenal, através de amplas discussões com os segmentos culturais locais. "Estamos fazendo uma discussão muito importante com todos os artistas de Janduís com o propósito de desenvolver políticas públicas culturais para os próximos dez anos", afirmou.
Berg destaca que o prefeito Salomão Gurgel vem garantindo todas as condições para o florescimento cultural de Janduís, desde a sanção da Fundação Municipal de Cultura até o apoio para a criação do Sistema Municipal de Cultura. "Salomão é um gestor que entende a importância do movimento cultural e vem trabalhando, desde 2005, para o fortalecimento da nossa cultura", declarou Lindemberg Bezerra.
O Escambito conta com o patrocínio do Governo Federal, Prefeitura Municipal de Janduís, Fundação Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e Banco do Nordeste do Brasil.
Fonte: Jornal de Fato
Sem comentários:
Enviar um comentário